segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Volta ao Alentejo é a próxima paragem do pelotão internacional

E agora… a “Alentejana”!!! 
 
O ciclismo ao mais alto nível vai manter-se em Portugal com a realização da 35ª Volta ao Alentejo Crédito Agrícola que começa esta quarta-feira, 22 fevereiro, em Portalegre. Até domingo, 26 fevereiro, um pelotão de 150 homens vai percorrer todas as latitudes da região alentejana. São quase 900 quilómetros que vão terminar no centro histórico de Évora, Património Mundial da Unesco.

No lote das 19 equipas participantes no Alentejo evidencia-se a Movistar, formação número um do ranking mundial, que vai fazer alinhar, entre outros, os portugueses Nélson Oliveira (tri-campeão nacional de contrarrelógio) e Nuno Bico, além do espanhol Carlos Barbero, o único da lista de inscritos que pode finalmente quebrar a tradição da “Alentejana”.

A competição é uma organização conjunta da CIMAC Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central e da Podium Events com o patrocínio de Crédito Agrícola; KIA; Delta Cafés; RTP; Vila Galé Hotéis; Vitalis; KTM Bikes; Fundação INATEL; Jornal de Notícias; Antena 1; PACTO; Cision; Centro de Informação Geoespacial do Exército; Infra-estruturas de Portugal; GESAMB e com o apoio institucional de Turismo do Alentejo e Ribatejo; CIMBAL – Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo; CIMAL – Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral e da Junta de Freguesia de Alcáçovas – Arte Chocalheira – Património Cultural Imaterial da UNESCO; e as Câmaras Municipais de Portalegre, Castelo de Vide, Monforte, Portel, Mourão, Mértola, Odemira, Alcácer do Sal, Ferreira do Alentejo e Évora.
 
Fonte: 35ª Volta ao Alentejo Crédito Agrícola - Gab. Imprensa

domingo, 19 de fevereiro de 2017

Sporting e Benfica vencem em Rio Maior



Mais de duas centenas de atletas de todos os pontos do país reuniram-se ontem, 18 de Fevereiro, em Rio Maior, para a disputa da terceira etapa do Campeonato Nacional de Clubes de Duatlo e do Campeonato Nacional Universitário de Duatlo.

O evento de grande relevo no calendário competitivo Nacional ficou marcado pela presença dos Olímpicos João Pereira e Miguel Arraiolos e apresentou-se uma grande oportunidade competitiva para todos os presentes. Os percursos rápidos da cidade de Rio Maior permitiram andamentos altos durante toda a prova e beneficiaram aqueles que procuraram disputar uma prova intensa e dinâmica.

O favoritismo à vitória final coube desde início a João Pereira, quinto classificado nos Jogos Olímpicos de Rio de Janeiro. O triatleta do Sport Lisboa e Benfica apresentou-se como a principal figura desta prova e não defraudou as expectativas. Manteve-se sempre perto da liderança da competição e uniu esforços com o seu colega de equipa, Miguel Arraiolos, e com David Luís, Portugal Talentus. O trio chegou isolado ao segmento de corrida final e João Pereira confirmou o porquê de ser um dos melhores triatletas do mundo, somando a vitória para o Sport Lisboa e Benfica. Miguel Arraiolos foi segundo classificado e David Luis completou o pódio masculino na terceira posição.

A competição feminina ficou marcada pela presença da internacional portuguesa Melanie Santos. A atleta que corre com as cores do Sport Lisboa e Benfica somou a vitória para o seu clube e confirmou a qualidade que faz de si a atleta feminina de referência Nacional. Registou o melhor parcial nos três segmentos da prova e cortou a meta com uma vantagem superior a um minuto sobre Ana Filipa Santos. A atleta da casa, Rio Maior Triatlo, foi segunda e a jovem Mariana Vargem, Ludens Machico/Máxima Dinâmica, terminou a prova num excelente terceiro lugar.

Simultaneamente foi disputado o Campeonato Nacional Universitário de Duatlo. Uma prova destinada a reconhecer o mérito de jovens estudantes e atletas e que procurou apurar um dos primeiros títulos nacionais da época. Ana Filipa Santos, IPSantarém, e João Ferreira, AEISEG, foram os grandes vencedores da prova e sagraram-se campeões nacionais do desporto universitário. Na competição feminina Alexandra Domingues, U.Porto, foi segunda e Inês Lopes, AAUAv, terceira. Luis Lopes, AEISEL, foi segundo classificado na prova masculina e Diogo Silva, NOVA, encerrou o pódio na terceira posição.

Em termos colectivos Rio Maior observou a verdadeira disputa nas duas frentes. Sporting Clube de Portugal e Sport Lisboa e Benfica foram os grandes vencedores da terceira etapa do Campeonato Nacional de Clubes de Duatlo e dominaram a classificação feminina e masculina, respectivamente. Em femininos o Alhandra Sporting Club foi segundo e o Outsystems Olímpico de Oeiras terminou na terceira posição. Nos homens o segundo lugar foi ocupado pelo Outsystems Olímpico de Oeiras e o Teleperformance - Os Belenenses foi terceiro.

A cidade de Rio Maior recebeu um grande evento envergadura Nacional organizado conjuntamente pela Câmara Municipal de Rio Maior, Desmor, EM, SA e pela Federação de Triatlo de Portugal e marcou mais um grande dia de competições.​
Fonte: F. P. Triatlo 

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Alhandra Sporting Club domina em Arronches

Durante a tarde de hoje, dia 11, Arronches foi o palco de disputa da segunda etapa do Campeonato Nacional de Clubes de Duatlo e do Campeonato Nacional de Cadetes e Juniores. Num evento recheado de competitividade e emoções que contou com a presença de duas centenas de atletas, a vila alentejana foi o centro da modalidade e observou ao domínio, coletivo e individual, do Alhandra Sporting Club.

Com partida assinalada no centro de Arronches, o início da competição ficou marcado pela forte competitividade na frente masculina. No final dos 5km de corrida que compuseram o primeiro segmento da prova, cerca de 16 elementos chegaram juntos à zona de transição e lançaram-se no segmento de 20,5km de ciclismo. Durante o percurso rápido e com excelentes condições de asfalto as alterações na liderança da prova não se fizeram sentir de forma conclusiva, deixando a decisão da vitória da prova para o segmento final. Com o melhor parcial no último percurso de corrida, 2,5km, Tiago Pinto sagrou-se vencedor da segunda etapa do Campeonato. O jovem do Alhandra Sporting Club foi o mais forte e superou, por curta vantagem, João Reis do Fátima Escola de Triatlo. Hugo Silva Pereira, Teleperformance - Os Belenenses, encerrou o pódio masculino na terceira posição.

Gabriela Ribeiro foi a grande vencedora da competição feminina. A duatleta, também do Alhandra Sporting Club, foi a mais rápida no primeiro segmento da prova, manteve-se no grupo da liderança durante o ciclismo e voltou a provar ser a mais forte corredora durante o último percurso de atletismo. Mariana Vargem, Ludens Machico/Máxima Dinâmica, foi segunda e Carolina Serra, Clube de Natação de Torres Novas, terminou a prova no terceiro lugar da geral feminina.

No que tocou à classificação do Campeonato Nacional de Cadetes e Juniores observamos à sagração de quatro campeões nacionais. Gabriela Ribeiro, Alhandra Sporting Club, e João Reis, Fátima Escola de Triatlo, sagraram-se campeões nacionais no escalão Cadete e Carolina Serra, Clube de Natação de Torres Novas, e Tiago Pinto, Alhandra Sporting Club, no escalão Junior.

Em termos coletivos o Alhandra Sporting Club foi a formação mais forte em prova. Reforçou a liderança na competição feminina, somando a segunda vitória consecutiva, e igualou o Outsystems Olímpico de Oeiras na frente masculina com uma vitória em etapas do Campeonato Nacional de Clubes de Duatlo. Em segundo lugar, também nas duas frentes, classificou-se o Outsystems Olímpico de Oeiras.Enquanto o terceiro foi ocupado pelo Núcleo do Sporting da Golegã, em femininos, e pelo Ludens Machico/Máxima Dinâmica, em masculinos.

Na mesma tarde foi realizada uma prova aberta, destinada a todos os interessados em participar. Maria Romão e Oscar Jociles foram os mais fortes ao longo dos 2,7km de corrida, 8km de ciclismo e 1km de corrida que completaram a prova.

Organização da Câmara Municipal de Arronches e da Federação de Triatlo de Portugal, o nono Duatlo de Arronches marcou mais um grande evento da modalidade em Portugal.

Fonte: Federação de Triatlo de Portugal

terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Os navegadores do séc. XXI rumo a uma viagem à volta do mundo



Mantendo viva a tradição dos grandes exploradores, a Rendez-vous 2017 Tall Ships Regatta representa a aventura de uma vida – uma regata de 7.000 milhas náuticas transatlânticas que visitará cinco países.

A RDV 2017 Tall Ships Regatta é uma regata de grandes de veleiros comemorativa dos 150 anos da Confederação do Canadá, que partirá do Reino Unido e passará por Sines (Portugal), Bermuda e Estados Unidos, até chegar ao país aniversariante.

Embarcar num Tall Ship significa ser capaz de enfrentar desafios exigentes que inspiram a autoconfiança e responsabilidade pessoal, promover a aceitação dos outros independentemente das suas origens sociais ou culturais e desenvolver uma vontade de assumir riscos controlados. Os tripulantes, dos 15 aos 115 anos, vão poder participar em diversas atividades sociais, desportivas e culturais, fazer novos amigos e aprender mais sobre a comunidade e cultura que experienciaram.

Todos são convidados a participar neste evento histórico.

Dependendo da sua disponibilidade, os navegadores podem optar por participar de uma viagem de apenas alguns dias, ou até quatro semanas pelo Oceano Atlântico.

Trata-se de uma oportunidade única de embarcar num Tall Ship como um tripulante aprendiz, e experienciar a vida a bordo e viver momentos únicos nos festivais em cada porto. Começando em Royal Greenwich, no Reino Unido durante o fim de semana de Páscoa (13-16 de abril), estão igualmente a ser preparados festivais náuticos em Sines, Portugal (29 de abril a 1 de maio); Uma escala de 48 horas em Las Palmas, Ilhas Canárias; Bermuda (ao mesmo tempo que a 35a America's Cup 1-5 junho); Boston, EUA (17-22 de Junho); Québec, Canadá (18 a 23 de julho); Halifax, Canadá (29 julho-1 agosto), terminando em Le Havre, França (31 agosto - 3 setembro).Estes eventos dão a milhões de visitantes em todo o mundo a oportunidade de ver a impressionante frota de Tall Ships mundial de perto, e a oportunidade única de fazer parte da ação, como participante, não apenas como um espectador!

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

European Judo Open Men 2017


4 e 5 de fevereiro no Pavilhão Multiusos de Odivelas com Recorde de participação – 239 Atletas de 30 Países.