Decorreu em Lisboa, no Comité Olímpico de Portugal, a apresentação e divulgação do Manual de Ultimate e Desportos de Disco nas Escolas, da autoria de José Amoroso, Presidente da APUDD (Associação Portuguesa de Ultimate e Desportos de Disco).
“Este manual insere-se na estratégia que, enquanto professor e Presidente de APUDD, tenho desenvolvido ao longo de vários anos junto das escolas. O próximo passo será a admissão do Ultimate Frisbee nas escolas, concretamente a sua entrada no Programa Nacional de Educação Física”, explica José Amoroso.
O trabalho resulta de vários anos de investigação teórica e prática do autor e surge como uma ferramenta preciosa para o ensino desta modalidade nas escolas. O desporto caracteriza-se por ser autoarbitrado, eclético e multilateral e contribuir para a mudança de paradigma no desporto ao promover o fairplay.
Por sua vez, Nuno Fialho, Vice-Presidente do CNAPEF (Conselho Nacional de Associações de Profissionais de Educação Física e Desporto), refere que “esta modalidade acrescenta valor à educação física e ao desporto escolar, pelas qualidades desportivas, mas também por apresentar uma relação de custo benefício muito relevante”. O CNAPEF reconhece o valor desta matéria e já recomendou ao Ministério da Educação e à Direção Geral de Educação, para que se criem programas para esta modalidade, numa perspetiva de apresentar alternativas nos programas curriculares de Educação Física. “Temos o compromisso por parte da tutela que há condições muito favoráveis para incluir, em breve, este desporto no plano curricular”, explica Nuno Fialho.

A APUDD vai estar presente no 11º Congresso de Professores de Educação Física, na Figueira da Foz, entre 31 de outubro e 2 novembro. Neste evento, irá oferece 20 kits de Ultimate aos professores de Educação Física, sempre com a ambição de colocar o #frisbeelifestyle em todas as escolas do país.
Fonte : Associação Portuguesa de Ultimate e Desportos de Disco