sexta-feira, 27 de janeiro de 2023
Guilherme Oliveira estreia-se nas 24 Horas de Daytona
quarta-feira, 25 de janeiro de 2023
Informação "Os Clubes" - Rugby - C.R. Arcos de Valdevez
Desaire nas Caldas da Rainha - C.R. Arcos de Valdevez averba pesada derrota nas Caldas da rainha
No sábado 21 de janeiro, a equipa minhota deslocou-se à cidade do Oeste e coroou uma exibição muito infeliz com 60 pontos sofridos, e apenas 7 marcados.
Pelo peso dos números, fácil será perceber que o C.R. Arcos Valdevez terá feito pior exibição da época. Com efeito, 9 ensaios sofridos contra um marcado não pode deixar de ser sinal do avassalador domínio do Caldas RC, assim como das insuficiências defensivas dos visitantes.
Aliás, desde o início que essa tendência se fez sentir. A equipa da casa, mais experiente e mais confiante, revelou desde muito cedo muita facilidade em fazer progressões com bola em qualquer zona do terreno. Com efeito, era fácil ver fases de jogo com progressões individuais de 10 e 15 metros, uma vez que o C.R. Arcos de Valdevez nunca conseguia suster à primeira as investidas atacantes dos homens da casa. Além disso, era também notória a superioridade do Caldas RC nas formações ordenadas, criando sempre muitas dificuldades aos minhotos.
Assim, foi com naturalidade que o Caldas marcou quatro ensaios na primeira parte. Começou aos nove minutos de jogo e mesmo em cima do apito conseguiram o 29-0, resultado com que as equipas foram ao balneário no intervalo.
Na segunda parte, seria expectável um jogo diferente da parte do C.R. Arcos de Valdevez, mas tal não aconteceu. Aos três minutos o Caldas marcou mais um ensaio (34-0). Foi então que se deu o melhor período de jogo dos visitantes, que procuraram contrariar a superioridade do adversário. Marcaram um ensaio aos 10 minutos, mas não conseguiam manter a pressão sobre os homens do Oeste: a jogar só com o coração, a lutar mais do que a jogar, os arcuenses perderam a organização e desenvolveram um jogo anárquico e inconsequente, que rapidamente foi sacudido pelo Caldas. Seguiram-se mais quatro ensaios sem resposta dos homens da casa, que fixaram o resultado final em 60-7.
Neste momento, o CN1 sofrerá um interregno por força do calendário da Taça de Portugal, retomando apenas a 25 de fevereiro. Entretanto no dia 4, o C.R. Arcos de Valdevez deslocar-se-á a Belas, a propósito dos 1/8 final da competição citada.
domingo, 22 de janeiro de 2023
Maior evento do género na Europa reuniu mais de 250 automóveis britânicos no Norte e Sul
Passeio dos Ingleses: uma viagem no tempo com charme britânico
Aliados ancestrais, Portugal e o Reino Unido partilham um legado histórico e cultural que se estende aos automóveis. A fascinante produção automóvel britânica granjeou adeptos no nosso país ao longo do século XX, um entusiasmo que se mantém bem vivo e que fica visível, todos os anos, no Passeio dos Ingleses, o maior passeio de clássicos britânicos em território europeu. Mais uma vez, a experiente equipa do ACP Clássicos organizou um evento em duas localizações no mesmo dia, com partidas de Lisboa e do Porto, reunindo um total de 256 automóveis. Oportunidade ideal para proprietários e acompanhantes partirem à descoberta do território nacional, ao volante de autênticas preciosidades da indústria automóvel, modelos intemporais da Bentley, Jaguar, Rolls-Royce, Aston Martin, MG, Triumph, Lotus, Morgan, Vauxhall ou Austin-Healey, e de outros emblemas eventualmente menos conhecidos, mas igualmente relevantes, como a Standard ou a Reliant. Este ano, a Rainha Isabell II foi recordada no evento, pois era bem conhecida a paixão pelos automóveis da mais famosa monarca do mundo, falecida em setembro de 2022.
O apelo do Passeio dos Ingleses leva inclusive alguns entusiastas a prepararem automóveis especificamente para um evento, que, tradicionalmente, abre a temporada dos passeios de clássicos em Portugal. Em muitos casos, um passeio em família, como foi o caso de João Matos e da esposa Maria Pinheiro, que fizeram questão de participar este ano com um belíssimo Bentley MK6 de 1950. No banco de trás do Bentley seguiam os dois cães whippet (apropriadamente, uma raça britânica).
Nuno e Sofia Geada, um jovem casal, adquiriram há 15 dias o seu primeiro clássico, um MG, a pensar na participação no Passeio dos Ingleses, em Lisboa, onde se mostraram surpreendidos pela quantidade e diversidade de automóveis que se concentraram no Parque Eduardo VII. Até o embaixador do Reino Unido em Portugal, Chris Sainty, marcou presença no Passeio dos Ingleses, participando no convívio e descobrindo o percurso ao volante de um Bentley, marca patrocinadora do evento. “Nem eu fazia ideia de que tínhamos tantos automóveis britânicos verdadeiramente deslumbrantes nesta zona! É realmente entusiasmante... Temos uma longa tradição de amizade e parceria entre os dois países, e é muito reconfortante saber que os automóveis também são parte desta ligação entre Portugal e o Reino Unido”, referiu o representante de Sua Majestade.
No Porto, sob as palmeiras da Avenida Dom Carlos I, no emblemático cenário da Foz do Douro, concentraram-se mais de 70 automóveis britânicos, incluindo o exemplar mais antigo do evento: um Standard 14 de 1946, uma raridade criteriosamente mantida e assistida pelo seu proprietário, José da Silva Santos, há 55 anos! A ligação emocional a estes automóveis é um elemento comum a muitos participantes do Passeio dos Ingleses. Sérgio Lopes repetiu presença no Porto com um Vauxhall Cresta de 1957, um modelo totalmente personalizável e que pertenceu a David Francis, cônsul inglês na Invicta na década de 1950. O pai de Sérgio Lopes adquiriu e restaurou este Cresta, que o diplomata inglês tinha encomendado à Vauxhall com uma pintura especial, para realçar o famoso grifo (ave) da marca britânica.
Pelos caminhos de Portugal
Durante a manhã deste sábado, as duas caravanas de automóveis partiram de
Lisboa e do Porto para um programa simultâneo e dividido, nos dois casos, em Grupo Turístico e Grupo Desportivo, com percursos próprios.

A norte, a partida da Foz do Douro levou os participantes rumo à região do Minho, onde o destino final seria Geraz do Lima, local do almoço. Antes disso, o Grupo Turístico visitou a vila mais antiga de Portugal, desfrutando da beleza de Ponte de Lima, enquanto o Grupo Desportivo estreou-se no Kartódromo de Viana do Castelo, que fez as delícias dos pilotos de ocasião.
Um dia marcado pelo convívio, pelo glamour dos automóveis ingleses e pela descoberta do território nacional. Pelo 19º ano, a fórmula do ACP Clássicos foi um sucesso e promete regressar em 2024, com novos motivos de interesse, para comemorar duas décadas de história do Passeio dos Ingleses.
Fonte : ACP CLassicos
quarta-feira, 18 de janeiro de 2023
Lista e currículo dos finalistas escolhidos para a 26ª Gala do Desporto da CDP
Por : ARTUR MADEIRA
Lista e currículo dos finalistas escolhidos para a 26ª Gala do Desporto da CDP
Prémio Treinador do Ano
- Jorge Pichardo Fundora (Atletismo)
Treinador do campeão da Europa, campeão do Mundo e campeão Olímpico de triplo salto – Pedro Pichardo.
- Hélio Lucas (Canoagem)
Treinador de Fernando Pimenta com conquista de catorze medalhas em 2022; Técnico Nacional da federação com mais de duzentas medalhas conquistadas ao serviço da Equipa nacional de Velocidade.
- Gabriel Mendes (Ciclismo)
Campeão da Europa de Pista na disciplina de Scratch Masculino; Medalha de Bronze em Scratch Feminino e Medalha de Bronze em Perseguição Individual Masculino, no Campeonato do Mundo de Pista.
- Abel Ferreira (Futebol)
Treinador campeão brasileiro e vencedor de duas Libertadores, com o Palmeiras.
- Jorge Braz (Futsal)
Treinador campeão da Europa e vencedor da finalíssima intercontinental de Futsal.
- Francisco Costa (Andebol)
Medalha de Prata no Europeu de Sub-20; Melhor Marcador e Melhor lateral Direito do Europeu de Sub-20.
- Beatriz Fernandes (Canoagem)
Campeã do Mundo em C1 200m Júnior (prova Olímpica); Campeã do Mundo em C1 maratona.
- Nuno Mendes (Futebol)
18 vezes Internacional AA; Quinto lugar no prémio Bola de Ouro prémio Kopa 21-22.
- Fábio Conceição (Judo)
Medalha de Bronze Jogos Olímpicos da Juventude Europeia; Medalha de Ouro na Taça da Europa de juniores – Poznan.
- Diogo Ribeiro (Natação)
Campeão do Mundo de juniores nas provas de 50m e 100m Mariposa e 50m livres; Recordista do Mundo de juniores nos 50m Mariposa.
- Seleção Masculina de Andebol Sub-20
Medalha de Prata no Campeonato da Europa de Sub-20 masculino.
- Seleção Nacional Universitária de Futsal Feminino
Medalha de ouro no Campeonato do Mundo Universitário de Futsal Feminino.
- Sport Lisboa e Benfica Juniores de Futebol Masculino
Equipa vencedora da Youth League.
- Seleção Nacional Sénior Masculina de Futsal
Campeã da Europa de Futsal Masculino em 2022; vencedora da finalíssima intercontinental de Futsal Masculino em 2022.
-Equipa Sénior de Trampolim Masculino (Ginástica)
Equipa Campeã do Mundo e vice-campeã da Europa.
Prémio Desporto Adaptado do Ano
-Seleção Nacional de Andebol em Cadeira de Rodas
Campeões da Europa e do Mundo
- Miguel Monteiro (Atletismo)
Recordista do Mundo do Lançamento do Peso com a marca de 11.60m.
- Norberto Mourão (Canoagem)
Medalha de bronze em VL2 200 metros no campeonato da Europa e do Mundo
- Hugo Passos (Luta Greco-Romana)
Medalha de bronze nos Jogos Surdolímpicos.
- Camilo Abdula (Surf)
Campeão Mundial de Para Surfing Stand 1.
- Auriol Dongmo (Atletismo)
Campeã do Mundo em pista coberta e Medalha de prata no Campeonato da Europa de Atletismo.
- Teresa Portela (Canoagem)
Vice-Campeã do Mundo em K2 Misto 500m com Fernando Pimenta; Medalha de bronze em K1 500m na Taça do Mundo de Velocidade.
- Maria Martins (Ciclismo)
Medalha de Bronze na prova de Scratch do Campeonato do Mundo de Pista; Sexta classificada no Campeonato da Europa de Estrada.
- Joana Santos (Judo)
Medalha de Ouro nos Jogos Surdolímpicos.
- Marta Paço (Surf)
Campeã do Mundo Para Surfing Visual Impaiment.
Prémio Atleta Masculino do Ano
- Pedro Pichardo (Atletismo)
Campeão do Mundo e da Europa de Triplo Salto; Medalha de prata de Triplo Salto no Campeonato do Mundo de Pista Coberta.
- Neemias Queta (Basquetebol)
Primeiro português a jogar na NBA, a principal Liga Mundial de Basquetebol; em 2022 já realizou 15 jogos com 10 ou mais pontos ao serviço dos Stockton Kings.
- Fernando Pimenta (Canoagem)
Campeão da Europa em K1 5000 metros; Campeão do Mundo em K1 Maratona Short Race e em K2 Maratona.
- Zicky Té (Futsal)
Campeão Europeu e Intercontinental (Finalíssima) de Futsal; Melhor Jogador do Campeonato da Europa de 2022.
- Gustavo Ribeiro (Skate)
Campeão do Mundo da Street League Skateboarding; 3º Lugar Etapa Pro Tour 2022 em Roma.