sexta-feira, 28 de novembro de 2025

Incentivo à participação jovem no Ralicross e Kartcross

FPAK

A Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting reforça o seu compromisso com o fomento das categorias mais jovens nas diversas modalidades. Desta feita, será no Ralicross e Kartcross.


Depois do FPAK Júnior Team nos Ralis, Velocidade e Montanha é agora a vez do Ralicross/Kartcross, em moldes diferentes. Assim, para 2026 todos os pilotos que disputem o Campeonato de Portugal de Iniciados de Ralicross e Troféu Júnior de Kartcross terão a sua inscrição nas provas que compõem o calendário suportada pela FPAK.

FPAK

Esta medida de apoio visa fomentar a participação e facilitar o acesso de jovens talentos às competições nacionais, refletindo ao mesmo tempo a estratégia da FPAK de investir na renovação e na formação de jovens pilotos.


"A aposta nos mais novos é uma prioridade. E o Ralicross e o Kartcross são uma porta de entrada para novos pilotos. Queremos que o talento se imponha, e se pudermos contribuir de alguma forma, tanto melhor. Ao suportarmos os custos de inscrição, estamos a abrir as portas para que mais jovens possam fazer do automobilismo o seu desporto de eleição”, disse Ni Amorim.

sábado, 22 de novembro de 2025

Campeões nacionais de 2025 entre os galardoados da noite

Jorge Matreno/ANSurfistas
O surf português vestiu-se, esta sexta-feira, de gala para a 16.ª edição dos já carismáticos Portugal Surf Awards, que distinguiram os melhores do ano na Liga MEO Surf 2025. Entre os galardoados da noite, destaque para Francisco Ordonhas e Teresa Bonvalot, que receberam os troféus de campeões nacionais e vencedores da Liga MEO Surf.


Numa cerimónia realizada em Mafra, que contou com a presença de inúmeras figuras que marcaram a temporada e a história do surf nacional, Teresa Bonvalot foi a rainha da noite, ao levar para casa três troféus. Ao título nacional, Teresa ainda juntou o troféu de onda feminina do ano. Isto depois de também ter conquistado o prémio Allianz Triple Crown. No masculino, Luís Perloiro também levou para casa o troféu da Allianz Triple Crown e de melhor onda do ano.

João Mendonça e Francisca Veselko levaram para casa o troféu Surfers’ Surfer, que elegeu o melhor entre os seus pares, enquanto Jaime Veselko destacou-se como a maior evolução do ano e melhor júnior masculino. Já Lua Escudeiro foi a melhor júnior feminina do ano.

Ao nível dos prémios individuais, a antiga campeã nacional Yolanda Hopkins, recentemente qualificada para o circuito mundial feminino da World Surf League, foi distinguida como personalidade do ano, enquanto o antigo diretor de prova da Liga MEO Surf e atual vice-presidente da Federação Portuguesa de Surf, Pedro “Pecas” Monteiro, foi agraciado com o Prémio Carreira, por toda uma vida dedicada ao surf e à partilha de ondas.

A sexta edição do Prémio Pedro Lima, que destaca os surfistas pelo lado do fair-play, foi para Guilherme Ribeiro. Em relação à etapa do ano, foi o Allianz Figueira Pro a ser destacada pelo segundo ano consecutivo, após votação dos surfistas. Destaque ainda para a estreia do prémio Treinador do Ano, que foi vencido por Manuel Gameiro.

Por fim, Tiago Stock e Maria Salgado receberam os troféus de campeões nacionais Pro Junior. Menção ainda para a distinção de Clube do Ano, que foi conquistado pelo Centro Recreativo e Cultural da Quinta dos Lombos, numa decisão inerente à performance dos seus associados.

Liga MEO Surf 2025:
– Campeões nacionais e vencedores da Liga MEO Surf: Francisco Ordonhas e Teresa Bonvalot
– Vencedores da Allianz Triple Crown: Luís Perloiro e Teresa Bonvalot
– Maior evolução do ano: Jaime Veselko
– Melhor onda: Luís Perloiro e Teresa Bonvalot
– Juniores do ano: Jaime Veselko e Lua Escudeiro
– Surfers’ Surfer: João Mendonça e Francisca Veselko
– Melhor Evento: Allianz Figueira Pro
– Clube do ano: Centro Recreativo e Cultural da Quinta dos Lombos

Outras Distinções:
– Campeões nacionais Pro Júnior: Tiago Stock e Maria Salgado;
– Personalidade do Ano 2025: Yolanda Hopkins
– Prémio Carreira 2025: Pedro “Pecas” Monteiro
– Prémio Pedro Lima Fair Play: Guilherme Ribeiro
– Treinador do Ano: Manuel Gameiro
– Surf Camp Better Portugal: Francisco Ordonhas, Jaime Veselko, João Mendonça, Maria Salgado e Lua Escudeiro

sexta-feira, 14 de novembro de 2025

2.ª edição do Alentejo Walking Festival 2025 contou com mais de 1250 participantes

Alentejo Walking Festival 
O Alentejo Walking Festival — Caminhadas do Alentejo cumpriu o objetivo de pôr “Todo o Alentejo a Caminhar”, afirmando-se como o maior evento de caminhadas do país. 
 
O festival contou com a participação de cerca de 1300 caminhantes, provenientes de todos os pontos do país, com especial destaque para as regiões de Lisboa, Algarve, Norte e, naturalmente, do próprio Alentejo.

Promovido pela Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, com o apoio dos municípios desta região, o Alentejo Walking Festival — Caminhadas do Alentejo promoveu o envolvimento das comunidades locais, associações, operadores de animação turística e produtores locais, a contribuírem para uma experiência autêntica e diversificada. 
 
As populações acolheram os participantes com a habitual hospitalidade alentejana, promovendo o contacto direto com o património natural, cultural e gastronómico da região.

quinta-feira, 13 de novembro de 2025

Carissa Moore anuncia regresso ao Championship Tour em 2026

Foto: Ricky Thomas Serikawa
Carissa Moore (HAV), pentacampeã mundial e medalhista de ouro olímpica, anunciou o seu regresso ao Circuito Mundial de Surfe (WSL) na edição dos 50 anos de existencia da prova.
 
Moore recebeu o Wildcard da temporada do WSL CT, que lhe garantirá a participação integral na competição de 2026, que começa na Austrália em 1º de abril de 2026. 
 
"Estou muito animada com a oportunidade de competir novamente no Circuito Mundial", disse Moore. "Vestir minha camisa de competição novamente depois de ter um bebê é uma grande vitória. Competir no mais alto nível do surfe é algo que não considero garantido, e sou muito grata por me sentir saudável e revigorada. Quero que minha participação mostre à minha filha, e a outras mulheres, que podemos fazer qualquer coisa; podemos continuar perseguindo nossos sonhos, mesmo com as mudanças da vida. Estou ansiosa para compartilhar este próximo capítulo com ela e vivenciá-lo juntas como a família."

quarta-feira, 12 de novembro de 2025

Vuelta a España e a Land Life plantam árvores “Montanhas e Florestas 2025”

© Land Life
A Vuelta a España e a Land Life encerram a segunda edição do projeto com o plantio de 1.000 árvores nativas em Sendaviva, parque em Navarra juntamente com 180 alunos de escolas de Arguedas.
 
A Land Life Iberia e a La Vuelta celebraram o fim da campanha “Montanhas e Florestas 2025” com um dia de educação ambiental no Parque Natural de Sendaviva, que contou com a participação de cerca de 180 alunos da escola CEIP Sancho Ramírez, em Arguedas. 
 
O dia marca o encerramento simbólico da segunda edição de “Montanhas e Florestas”, uma iniciativa conjunta da La Vuelta e da Land Life que junta o desporto e recuperação ambiental de zonas afectadas por incêndios.
 
Este ano, foram plantadas 1.000 árvores nativas – 100 para cada uma das 10 primeiras etapas da La Vuelta 2025 – na região de Sendaviva (Navarra). Durante esta ação, crianças de 4 a 12 anos aprenderam noções de proteção ambiental, natureza e biodiversidade por meio de atividades práticas, como plantação de árvores nativas, elaboração de bolas de sementes (Nendo Dango) e procura por pegadas de animais. 
Cada um dos alunos plantou sua própria árvore, espécies como azinheira, argilo-preto ou zimbro, contribuindo assim para a recuperação do ambiente natural danificado pelo incêndio de 2022.






domingo, 2 de novembro de 2025

Feel the Magic: Ticha Penicheiro — Against All Odds

Pedro Estevens / Jogada do Mês

Betclic apresentou documentário sobre Ticha Penicheiro no Tribeca Festival Lisboa

Foi uma estreia mundial, com direito a casa cheia e muita emoção à mistura. O documentário Feel the Magic: Ticha Penicheiro — Against All Odds, uma homenagem a uma das maiores referências do basquetebol português e atual embaixadora da Liga Betclic, fechou a noite do Tribeca Festival Lisboa.

O documentário, realizado por André Braz, celebra a trajetória da atleta que ousou sonhar e conquistou uma carreira internacional de destaque na WNBA. Contra todas as probabilidades, Ticha Penicheiro deixou a sua marca no desporto, em Portugal e no mundo, sendo considerada uma das melhores jogadoras da Women's National Basketball Association.

Este ano, o festival conta com uma nova sala de cinema: The Chapel by Betclic, instalada na Capela do Convento do Beato. Até dia 1 de novembro, os visitantes poderão assistir, num espaço totalmente renovado e revelado pela primeira vez ao público, às estreias exclusivas de filmes que prometem marcar o panorama cinematográfico de 2025.

Depois de uma ovação em pé de todos os presentes na sala The Chapel by Betclic, a melhor jogadora portuguesa de sempre de Basquetebol, não escondeu a sua emoção: “uma menina da Figueira da Foz que conseguiu ir para os Estados Unidos e ter a carreira que tive… espero ser um exemplo para todos, raparigas e rapazes, que querem ir atrás dos seus sonhos. Estou muito orgulhosa”, afirmou Ticha Penicheiro.

“A Betclic é muito mais do que uma casa de apostas e acreditamos que o entretenimento e a inspiração andam de mãos dadas. Apoiaremos sempre projetos como o Tribeca Festival que alimentam a paixão dos atletas, fãs e comunidades”, destaca Tiago Simões, Country Manager da Betclic. “Este patrocínio é uma extensão natural da aposta nos Betclic Studios, o nosso segmento inteiramente dedicado à produção de conteúdo, desde curtas a longas-metragens, que contam histórias de pessoas que desafiam as odds”, acrescenta.

Para Mónica Serrano, Diretora de Marketing e Comunicação da IMPRESA, “a história da Ticha Penicheiro é um testemunho poderoso de superação e inspiração, e é com enorme orgulho que nos associamos à Betclic na apresentação deste documentário no Tribeca Festival Lisboa. Acreditamos no poder das histórias que inspiram e transformam, e esta é, sem dúvida, uma delas.”

Entre hoje e amanhã, a programação da The Chapel by Betclic inclui a série Sandokan: The Pirate Prince, protagonizada por Can Yaman e Ed Westwick ou o filme Eleanor the Great, de Scarlett Johansson, entre outras obras.

O documentário Feel the Magic: Ticha Penicheiro — Against All Odds, está agora disponível na página de YouTube da Betclic em: