terça-feira, 10 de abril de 2018

XX Regata Internacional Canárias – Madeira




A maior regata de Cruzeiros realizada entre Espanha e Portugal vai cumprir a vigésima edição de 4 a 8 de Setembro próximo, com largada da Ilha das Canárias, contando com a presença de mais de meia centena de embarcações de vários tipos.

O anúncio foi feito no decorrer da Nauticampo, em Lisboa – também a maior feira náutica em Portugal – pelos representantes do Clube Naval do Funchal, Mafalda Freitas (Presidente) e Comodoro Martim Cardoso (responsável técnico da regata).

Para Mafalda Freitas, “o evento mantem a tradição náutica entre os dois arquipélagos do atlântico desde 1978 e é organizado pelo Clube Naval do Funchal e o Real Club Náutico de La Palma, aproveitando a actividade desportiva para também promover o intercâmbio cultural e turístico entre as duas ilhas, sinónimo ainda de boa vizinhança”.

A presidente do clube referiu-se ainda ao “êxito que o evento tem tido ao longo dos dezanove anos anteriores e por onde passaram mais de 6.350 velejadores e 583 embarcações participantes”, tendo a última edição (2016) registado a participação de 49 embarcações (39 espanholas, 9 portuguesas e 1 inglesa).

Este ano, a largada oficial será feita pelas 12h00 de La Palma.

A competição destina-se às classes ORC (ORC 0, ORC 1, ORC 2 e ORC 3) e OPEN

(OPEN 1, OPEN 2, OPEN 3).

A embarcação que cruzar em primeiro lugar a linha de chegada do Funchal, em tempo real, recebe o Troféu "Dr. Alivar Jones Cardoso” em homenagem a um dos principais impulsionadores desta regata e antigo Presidente do Clube Naval do Funchal.

Na Marina do Funchal vai ser criado uma Village de apoio à Regata, com espaço de animação aberto a todos os madeirenses, turistas e tripulantes. O evento conta com um programa social, cultural e desportivo que culmina com a tradicional Festa Branca no Cube Naval (marcada para sábado, dia 8 de Setembro), que assinala o encerramento do verão de todos os funchalenses. Uma festa muito acarinhada por todos os tripulantes desta regata bem como por todos os sócios do clube, parceiros e população em geral.

Mas nem só desta regata vive o Clube Naval do Funchal, fundado em 1952, porquanto, segundo Mafalda Freitas, “nos últimos anos o clube organizou duas edições da Regata Internacional Transat 6.50 (2009 e 2011) com escala na Madeira durante 15 dias, o Campeonato Europeu de

Prancha à Vela Olímpica em 2012, o Campeonato Nacional de Vela Adaptada, também em 2012”.

Acrescentou ainda Mafalda Freitas que “desde 2014 que organizamos o Madeira Ocean Race em Canoagem de Mar ao longo da costa sul da ilha da Madeira num total de 27 Km de prova, e o Madeira Island International Swim Marathon em Natação de Águas Abertas, com a distância olímpica de 10 Km, prova popular 1500 metros e travessias de 13 Km entre cidades de costa sul da ilha”.

Para além das regatas e das coisas ligadas ao desporto náutico, a presidente do clube salientou que “em 2013 o Clube Naval do Funchal apostou na inauguração do primeiro percurso subaquático na Baixa das Moreias, um caminho com um cabo guia que permite aos mergulhadores realizar uma perfeita experiência com o mundo subaquático”.

Em destaque está também o projecto realizado com a Marina do Funchal, o NAUTICOM, integrado no Programa de Cooperação Territorial INTERREG MAC 2014-2020, projecto que visa elevar a competitividade das marinas e empresas náuticas da Macaronésia, onde se inclui a Associação Marina do Funchal.

Entre os vários parceiros, a Marina do Funchal será uma das que irá beneficiar desta rede, através da qual é reunida uma grande parte desta indústria, proporcionando alianças inter-regionais e o desenvolvimento de produtos temáticos transnacionais.

Na Madeira, o projecto já está a ser implementado, começando com a actividade “À Descoberta do Mar da Madeira”, que visa atrair os jovens da região (particularmente os alunos do 5º e 6º ano de escolaridade) para o mar, através das actividades náuticas e da educação ambiental, transmitindo conhecimentos e proporcionando experiências concretas com o meio marinho. Palestras, passeios de barco para observação de cetáceos e actividades náuticas como canoagem, vela e stand up paddle, fazem parte das dinâmicas deste projeto.

Ao longo de 65 anos de existência o Clube Naval do Funchal tem desenvolvido um papel fundamental na formação, apoio e incentivo aos Desportos Náuticos, tendo inclusivamente atletas em competições de nível internacional, destacando-se a presença nos Jogos Olímpicos de Seoul em 1988, Barcelona em 1992, Pequim em 2008, Londres em 2012 e no Rio de Janeiro em 2016, tendo sido reconhecido pelo Governo Regional da Madeira com a Medalha de Ouro de Mérito Turístico.

Um conjunto de actividades que faz do Clube Naval do Funchal um dos mais activos em território português.

Sem comentários: