É a primeira vez que um português vence uma prova aberta inserida num evento do circuito mundial de trail.

A sétima edição das 100 Milhas de Istria, na Croácia, ficaram marcadas pelo desempenho do atleta português Hélio Fumo, que venceu de forma categórica a prova de 41 quilómetros do evento do Trail World Tour, o principal circuito mundial de trail.
O português concluiu a prova de corrida a pé em trilhos, com mais de 1.100 metros de desnível positivo, em apenas 2 horas 55 minutos e 19 segundos, o que correspondeu a um novo recorde da prova com um ritmo de 4:17 minutos por quilómetros ou 14,03 quilómetros por hora.
“Quando corro é para dar o melhor de mim e para vencer. Vinha preparado para fazer um bom resultado, pelo que fico feliz pela vitória e pelo recorde da prova. O trail é um desporto de superação e acho que mais uma vez consegui elevar o nível e dar uma boa imagem de Portugal a nível internacional”, afirmou Hélio Fumo.
E acrescentou: “Triunfar numa prova aberta de um evento do circuito mundial é um momento histórico para a modalidade e espero que sirva de incentivo para todos os que se estão a iniciar na modalidade ou que já correndo possam motivar-se e superar-se.”
Esta foi a primeira vez que um português venceu uma prova aberta inserida num evento do circuito mundial de trail, sendo um importante marco para a história da modalidade em Portugal. Em 2018, César Duarte tinha vencido os 40 quilómetros integrantes do UTMB, mas a prova apenas estava aberta a corredores locais, sendo que o português teve a oportunidade de participar por residir na Suíça.
Novo recorde da prova e de forma destacada
Na Yellow Race das 100 Miles of Istria, realizada este fim de semana, os três primeiros classificados correram o percurso abaixo do recorde da prova, que pertencia ao esloveno Sebastijan Zarnik, com o tempo de 3m14m43s realizado em 2017. No entanto, Hélio Fumo venceu de forma destacada com um tempo “canhão” de 2h55m19s. O atleta da Compressport deixou o segundo classificado, o esloveno Marjan Zupančič a 16m18s e o romeno Andrei Ivanescu-Gliga, terceiro, a 17m02s.
Hélio Fumo tem 36 anos e pratica trail (corrida a pé em trilhos e montanha) há apenas 4 anos, sendo atleta integrante da Seleção Nacional de Trail que vai disputar o mundial da modalidade em junho, numa prova que se realiza na Serra da Lousã, em Portugal. Em 2017 foi 13º no Campeonato do Mundo da modalidade, naquela que é a melhor classificação de um português, ex aequo.
Hélio Fumo tinha previsto participar na prova mais longa das 100 Miles of Istria deste ano, mas teve de se restringir à prova com distância abaixo dos 50 quilómetros dado o período de limitação competitiva resultante da participação na Seleção Nacional, o atleta faz parte das equipas da Compressport Internacional e da Runners do Demo e é apoiado por marcas e entidades como a Compressport, Fleed, Fitnis - Suplementos Alimentares, Global Light ou Farmácia Póvoa de Santo Adrião.
Fonte: #fazfumo
Sem comentários:
Enviar um comentário