terça-feira, 15 de dezembro de 2020

Federação Teqball Portugal considerada a 3ª Melhor do Mundo


A Federação Teqball Portugal foi considerada a 3ª Melhor Federação de Teqball do Mundo. O resultado foi divulgado a 12 de dezembro, na Assembleia Geral da Federação Internacional de Teqball (FITEQ), que decorreu online, tendo por base vários critérios de avaliação de desempenho e crescimento.

Criada em 2019, a Federação Teqball Portugal celebrou no passado dia 1 de dezembro o seu primeiro ano de atividade, onde apesar de todos os condicionalismos causados pela pandemia de covid-19, conseguiu organizar o Primeiro Circuito Mundial de Clubes da modalidade, entre outras competições e eventos de demonstração, contando com 60 Clubes Filiados, mais de 160 Atletas Federados, 250 Mesas de Teqball colocadas em todo o território nacional, 70 Treinadores e 74 Árbitros formados. Este trabalho desenvolvido em apenas um ano, levou a Federação de Portugal diretamente para o topo europeu e mundial, entre as 89 Federações reconhecidas pela FITEQ.

“Com 1 ano de existência, completado no dia 1 de dezembro de 2020, esta foi a melhor prenda de aniversário que poderíamos ter recebido. Este reconhecimento vem-nos dar mais força e motivação para continuar o nosso trabalho e poder em 2021 criar ainda mais e melhores condições para a prática do Teqball. Obrigado a todos os que contribuíram para este sucesso, aos clubes, dirigentes, atletas, treinadores, árbitros, parceiros, patrocinadores, entidade municipais, adeptos, seguidores das redes sociais e a todos os fazem parte desta grande família do Teqball Nacional”, afirmou Karoly Henczi – Presidente da Federação Teqball Portugal.

Em solo nacional, o Teqball está presente em 16 distritos continentais, (Viana do Castelo, Braga, Bragança, Porto, Aveiro, Viseu, Coimbra, Guarda, Castelo Branco, Leiria, Santarém, Lisboa, Setúbal, Évora, Beja e Faro) e na Região Autónoma da Madeira.

Em 2021, o grande objetivo da Federação Teqball Portugal é garantir os requisitos para submeter o pedido de estatuto de Utilidade Pública Desportiva de modo a garantir outro enquadramento desportivo e ter acesso a financiamentos essenciais para o desenvolvimento da modalidade em Portugal, em particular na área da formação e das seleções nacionais.

As metas para o número de praticantes e clubes em 2021 também já estão definidas. A Federação Teqball Portugal espera alcançar os 150 Clubes e os 1500 Atletas Federados, acompanhando o crescimento mundial da modalidade (a que mais cresceu a nível mediático). A espetacularidade da modalidade, regras fáceis, evolução rápida da performance dos atletas e, principalmente, o seu baixo custo (qualquer clube pode abrir uma secção de Teqball com um investimento de 850€), são alguns dos fatores apontados para este crescimento.

O Desporto Adaptado é também uma das apostas da Federação, tendo já sido criado um departamento para a dinamização do ‘Parateq’, que é também uma meta da FITEQ.

Com 4 Etapas já disputadas, uma das quais Challenger (com Prize Money e que conta para o apuramento da Seleção para o Mundial), o Circuito Nacional de Clubes continua suspenso até ao início de 2021. Esta interrupção levou a uma reformulação do calendário, estando previstas mais 4 Etapas (com paragens em Braga, Lagos, Viseu e Lisboa), a realizar quando estiverem reunidas as condições necessárias.

Fonte: AnaLima Comunicação 

Sem comentários: