.jpg) |
DR |
Dylan Lima, Pedro Ribeiro, Anis Tazi, Martim Marques, Vicente Capela, Gustavo Oliveira e Miguel Barbosa venceram nas suas categorias a terceira edição Rotax Cup.
No Kartódromo Internacional de Braga, sob a organização do Motorsport Viana Clube, 62 pilotos, distribuídos por diferentes categorias, proporcionaram excelentes corridas na terceira edição da Rotax Cup.
Categorias DD2 e DD2 Master
Dylan Lima (Tonykart) foi o mais rápido nos treinos cronometrados com a marca de 53,673s e Luís Aguiar (TB Kart) venceu a Pré-Final, pelo que garantiu a pole-position para a Final, tendo a seu lado Dylan Lima. Da segunda linha, arrancaram Raquel Ferrajão (Birel ART) e Pedro Ribeiro (LN), vencedor da Pré-Final da categoria DD2 Master.
Na corrida decisiva, disputada em 15 voltas, Luís Aguiar voltou a estar muito forte, conseguindo desde o arranque liderar até à entrada da 13.ª volta, altura em que se atrasou (provavelmente com problemas mecânicos) e Dylan Lima aproveitou da melhor forma para passar para o comando e não mais o largar até à bandeira xadrez, conseguindo assim vencer a edição 2025 da Rotax Cup na categoria DD2 e com a volta mais rápida em 54,645s. Pedro Ribeiro cruzou a linha de meta na segunda posição, mas viria a cair para a quinta posição, devido a uma penalização, vencendo, no entanto, a categoria DD2 Master. Assim, Luís Aguiar foi o segundo classificado e Raquel Ferrajão, que esteve muito forte, completou o pódio.
Moriano de Canha (LN) foi um tranquilo quinto classificado, enquanto António Teixeira (Tonykart) – 2.º na Master – levou a melhor sobre Christophe Adams (Tonykart) – Tonykart), na luta pelo sexto lugar à geral. Salvador Novo (TB Kart) garantiu o oitavo lugar, seguindo-se António Bravo Lima (TB Kart) – 4.º Master –, Airton Guedes (LN) e Manuel Martins, 5.º na Master.
Categoria Sénior Max
Na sessão de treinos cronometrados em Braga, Rodrigo Pires (Redspeed) foi mais rápido nos treinos cronometrados, percorrendo os 1.286 metros da pista minhota em 54,214s. O marroquino Anis Tazi (Birel ART) venceu a Pré-Final e, com isso, garantiu a pole-position para a Final, tendo Rafael Rajani (TB Kart) a seu lado na grelha de partida. Da segunda linha, arrancaram António Macedo (CRG) e Rodrigo Pires.
.jpg) |
DR |
Na Final, disputada em 15 voltas, Anis Tazi capitalizou a pole-position e conseguiu manter-se na frente nas primeiras voltas, começando depois a construir uma vantagem importante, enquanto os seus adversários diretos discutiam os lugares seguintes. O jovem marroquino, que em 2024 já se tinha estreado a vencer no Campeonato de Portugal Rotax, confirmou todo o seu potencial e garantiu a vitória na Rotax Cup, cortando a linha de meta com 3,6s de vantagem sobre Rafael Rajani.
O piloto de Palmela surgiu muito competitivo neste início de época e foi sempre o principal perseguidor de Tazi, com ambos a subirem ao pódio de Braga acompanhados por Pedro Barbosa (Tonykart), o vencedor da Rotax Cup em 2024.
António Macedo, o campeão em título da Júnior Max, teve uma estreia positiva na Sénior Max e ficou próximo do pódio, no 4.º lugar, enquanto Afonso Ferreira (Tonykart) fez mais uma recuperação de grande nível, rumo ao top 5.
Rodrigo Pires, que tinha demonstrado andamento para lutar pela vitória, registou a volta mais rápida da corrida (55,161s) e foi o 6.º classificado, na frente do espanhol Álvaro Jiménez (Tonykart) e de Solomon Hoffman (TB Kart), que mostrou a sua evolução neste início de época.
Mário Borges (Maranello), vítima de problemas mecânicos na Pré-Final, recuperou oito posições até ao 9.º posto, logo na frente do seu companheiro de equipa, Miguel de Oliveira (Maranello), que também deu boas indicações e terminou no top 10.
Registo ainda para a boa recuperação (cinco lugares) de Lourenço Inácio (TB Kart), que ficou muito perto dos 10 primeiros, no 11.º posto da Final.
Categoria Júnior
Na sessão de treinos cronometrados da Rotax Cup, Martim Marques (Birel ART) foi o mais rápido da categoria Júnior, com uma volta em 55,277s. O jovem piloto de Vila Nova de Gaia foi o primeiro a ver a bandeira de xadrez na Pré-Final, mas seria desclassificado e, com isso, foi Duarte Alves (LN) o vencedor da corrida, assegurando também a pole-position para a Final. O jovem Dario Galvez (Tonykart) também partiu da primeira linha da grelha para a corrida decisiva, com Kamil Benchekroun (Birel ART) e Afonso Pires (CKR) logo atrás.
A Final, disputada em 15 voltas, assistiu a uma notável recuperação de Martim Marques, vindo desde o 13.º e penúltimo lugar da grelha. Duarte Alves arrancou bem e conseguiu manter o comando da corrida até à 13.ª volta, quando Martim Marques consumou a recuperação e ultrapassou o campeão nacional em título da Mini-Max. Com um andamento superior, Martim Marques confirmou o seu regresso aos títulos e conquistou a Rotax Cup de forma memorável, logo na frente de Duarte Alves, que também teve uma estreia promissora na Júnior Max.
Kamil Benchekroun também demonstrou a sua evolução e começou a época Rotax com o pódio (3.º lugar) em Braga, enquanto Afonso Pires assegurou um positivo 4.º lugar. Iván García (Tonykart) foi o 5.º classificado e o melhor dos pilotos espanhóis em prova, logo na frente do compatriota Pablo Martínez (Tonykart), autor de uma excelente recuperação. Também Mário Silva Lora (DR), em estreia na Júnior Max, fez uma corrida de garra, depois da desclassificação na Pré-Final, subindo sete posições rumo ao 7.º posto. O espanhol Dario Galvez foi o 8.º classificado, enquanto o francês Yanis Pelletier (Birel ART) e Luísa Oliveira (LN), a melhor concorrente feminina, completaram o top 10 em Braga.
Categoria Mini Max e Micro Max
Vicente As categorias Mini Max e Micro Max partilharam a mesma grelha. Vicente Capela (Kart Republic) foi a mais rápido nos treinos cronometrados da categoria Mini Max, com o registo de 58,686s, enquanto Gustavo Oliveira (Kart Republic) foi o mais lesto na Micro Max. Vicente Capela venceu depois a Pré-Final e garantiu a pole-position para a Final. Gustavo Oliveira triunfou na categoria Micro Max.
Na corrida decisiva, disputada em 12 voltas, Vicente Capela partiu da pole-position e não mais a largou a liderança até à bandeira xadrez, vencendo assim com autoridade a edição 2025 da Rotax Cup da categoria Mini-Max. Miguel Martins (TB Kart) foi o principal opositor do jovem piloto de Beja, já que desde o início tentou assumir o comando, acabando, no entanto, por garantir a segunda posição. Uma excelente corrida também do jovem piloto de Vizela.
Gustavo Oliveira rodou muito perto de Vicente Capela e de Miguel Martins, sendo o terceiro a ver a bandeira xadrez, mas mais importante foi a vitória que alcançou na categoria Micro Max, e com a volta mais rápida à geral com o registo de 59,252s.
O madeirense Thiago Carvalhais (Kart Republic) – 2.º na Micro – e Vicente Silva (Maranello) – 3.º na Micro – travaram um pelo quarto lugar, tendo o primeiro levado a melhor, terminando logo a seguir Vicente Silva. José Gonçalves foi sexto classificado à geral e 4.º na Micro, seguindo-se João Dionísio (Birel ART) – 5.º na Micro –, Dinis Caramelo (Parolin) – 6.º na Micro – e Rodrigo Pereira (Falcon), 7.º classificado na Micro.
Categoria Academy
Nos treinos cronometrados da Rotax Cup, Miguel Barbosa (Kart Republic) foi o mais rápido da categoria Micro Academy com a marca de 1m02,208s. Depois, Raúl Vilarinho (Kart Republic) venceu a Pré-Final e, com isso, garantiu a pole-position para a Final, tendo Miguel Barbosa a seu lado na grelha de partida. Da segunda linha, arrancaram Enzo Santos (Birel ART) e Guilherme Aguiar (TB Kart).
A corrida decisiva, disputada em 9 voltas, foi emocionante e teve várias trocas de posição entre Raul Vilarinho e Miguel Barbosa na liderança. O jovem piloto de Braga comandava na última volta, após um ligeiro atraso de Miguel Barbosa, mas o famalicense nunca baixou os braços e conseguiu ultrapassar Vilarinho já na derradeira volta, na travagem para a ‘Curva do Bar’, garantindo uma emotiva vitória na Rotax Cup, duas semanas após ter ganho o Open de Portugal na categoria Cadete.
Enzo Santos também esteve em excelente plano e subiu ao pódio de Braga, no terceiro lugar, enquanto Guilherme Aguiar e Bernardo Sequeira (Kart Republic) fecharam os cinco primeiros na Final.
Os também promissores Eduardo Costa (CRG) e Manuel Miranda (FA) demonstraram a sua evolução e completaram a classificação da Micro Academy em Braga.