quinta-feira, 13 de março de 2025

Ivan Domingues no Grande Prémio da Austrália: “Vamos continuar o nosso processo de crescimento e de aprendizagem”


DR
Ivan Domingues, o primeiro piloto português no mundial FIA de Fórmula 3, em 12 anos, entra em pista na madrugada desta sexta-feira (treinos livres e qualificação) e fará duas corridas sábado e domingo. O jovem de Leiria está focado em “aproveitar ao máximo esta época de estreia na Fórmula 3”. E assume o “orgulho em representar o país”, que evoca num novo capacete com as cores de Portugal, desenhado pelos herdeiros de Sid Mosca (pintor responsável pelos icónicos capacetes de Ayrton Senna).
Ivan Domingues, piloto português de 18 anos, que assinou contrato com a prestigiada equipa dos Países Baixos, Van Amersfoort Racing (VAR), estreia-se este fim-de-semana no Campeonato do Mundo FIA de Fórmula 3, em pleno Grande Prémio da Austrália, no traçado de Melbourne, na etapa de arranque do calendário 2025, que ao longo de 10 provas acompanha o circo da Fórmula 1. O jovem de Leiria leva a bandeira de Portugal ao Mundial, 12 anos depois do último português, António Félix da Costa, e entra em pista na madrugada desta sexta-feira, para uma sessão de treinos livres e outra de qualificação. Enfrentará depois uma “sprint race” e uma “feature race”, no sábado e domingo, respetivamente.
Em Melbourne, desde domingo, para adaptar-se ao fuso horário, da melhor forma, Ivan Domingues aborda a estreia precisamente numa perspetiva de aprendizagem. “É um enorme orgulho aqui chegar e poder representar Portugal, entre os melhores do mundo, nesta categoria de acesso à Fórmula 1. Quero agradecer ao meu país, aos meus patrocinadores, à minha cidade, Leiria, à minha família e a todos os que têm contribuído para o meu percurso. A gratidão é enorme e está sempre presente. Mas agora é tempo de baixar as emoções e enfrentar com muito realismo a enorme competitividade que já testemunhámos nos testes oficiais de Barcelona. Vamos para a pista com muita humildade, com um sentimento de trabalho e de aprendizagem, procurando retirar o máximo de cada volta em pista. Sei que sou rookie, sei que esta é uma temporada de aprendizagem e de crescimento e darei o máximo para continuar a evoluir”, afirma Ivan Domingues.
DR
O piloto português estreia em Melbourne um novo capacete que evoca as cores de Portugal. Uma autoria do estúdio fundado por Sid Mosca, o conhecido pintor brasileiro responsável, entre outros, pelos icónicos capacetes de Ayrton Senna.

Programa do Grande Prémio da Austrália em Fórmula 3
Sexta-feira
Treinos Livres (08:50-09:35)
Qualificação (14:00-14:30)
Sábado
Sprint Race – 20 voltas (11:15-12:00)
Domingo
Feature Race – 23 voltas (09:00-09:45)
Nota: Horário de Melbourne (menos 11 horas em Lisboa)
Sobre Ivan Domingues
Ivan Domingues (Leiria, 5/5/2006) começou no karting, inspirado pelo pai e pelo irmão, quando tinha apenas 8 anos de idade. Aos 9 anos participou no primeiro campeonato de Portugal. Conquistou a Taça de Portugal de Karting e foi Vice-Campeão Nacional em 2017, 2018 e 2019. Aos 14 anos mudou-se para Itália, para profissionalizar a sua formação e dar o salto para a Fórmula 4. Na época passada, em 2024, já na FRECA (Fórmula Regional Europeia by Alpine), destacou-se como um dos melhores estreantes (dois pódios e melhor rookie em 3 corridas). Em 2025 deu o salto para o Campeonato FIA de Fórmula 3, uma das principais antecâmeras da Fórmula 1, cumprindo a época completa ao serviço da prestigiada Van Amersfoort Racing (VAR). Tem como referências Ayrton Senna e Max Verstappen. Além dos automóveis, é um apaixonado por desporto e animais.

Fonte: 
Sportstailors

Sem comentários: