domingo, 1 de agosto de 2010

Surpresas marcam o fim da Atlantis Cup 2010


Fim da Atlantis Cup 2010

Já se adivinhava o Açor como vencedor da Atlantis Cup deste ano em ORC2, mas um incidente entre Angra do Heroísmo e Horta, levou João Leal a desistir de completar a derradeira etapa e a vitória coube ao Wind I. Em ORC3, o skipper do Exocet chegou antes de todos ao Faial, deixando para trás os maiores barcos da competição.

A XXII edição da Atlantis Cup terminou de forma surpreendente. A primeira surpresa foi a vitória do Wind I, na classe ORC2. O barco de Carlos Araújo, que desde o inicio perseguia o seu maior adversário (o Açor), acabou por beneficiar com a desistência do Açor, a poucas milhas da linha de chegada. João Leal, a quem bastava chegar à Horta, dentro da hora limite para ganhar, bateu num obstáculo na zona da Madalena – Ilha do Pico - e para evitar maiores consequências ligou o motor, desistindo de completar a regata.
Em ORC3, classe em que concorriam alguns dos mais experientes velejadores da Atlantis Cup, Filipe Rodrigues superou as expectativas e chegou à cidade da Horta antes de toda a frota, mantendo o primeiro lugar na sua classe e mostrando grande domínio técnico. O skipper, que pela primeira vez realizou a Atlantis Cup ao leme do seu próprio barco, fez uma regata incrível do princípio ao fim.
O skipper do Fun-Tastic também merece destaque, pois venceu todas as etapas na classe ORC4. José Correia leva para casa um merecido primeiro lugar.
A correr em Open, Duarte Barcelos arrecadou um primeiro prémio nesta Atlantis Cup 2010. Esta é a única classe que dispensa ratings na altura de achar o vencedor.

Com três rumos possíveis, a terceira e última etapa da Regata da Autonomia é a mais táctica. Desta vez os velejadores que optaram por seguir pelo Canal Pico/São Jorge depararam-se com falta de vento. Já aqueles que escolheram o Norte de São Jorge tiveram melhor sorte.

De recordar que a Atlantis Cup 2010 arrancou dia 26 de Julho, em Vila do Porto. A primeira etapa ligou as ilhas de Santa Maria e São Miguel. A segunda perna, com 92 milhas, saiu de Ponta Delgada no dia 28 e terminou em Angra do Heroísmo, cidade da qual partiu a frota rumo ao Faial, onde termina hoje a XXII edição da Regata da Autonomia.

A organização da Atlantis Cup – Regata da Autonomia pertence ao Clube Naval da Horta, que conta com diversos apoios: Secretaria Regional de Economia, Direcção Regional de Turismo, Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, Clube Naval de Ponta Delgada, Angra Iate Clube, Clube Naval de Vila do Porto, Câmara Municipal da Ponta Delgada, Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, Câmara Municipal da Horta, Câmara Municipal de Vila do Porto, Administração dos Portos de São Miguel e Santa Maria, S.A., Administração dos Portos da Terceira e Graciosa, S.A., Administração dos Portos do Triângulo e Grupo Ocidental, S.A. e Capitanias do Porto de São Miguel, Terceira e Horta.

Fúlvia Almeida – Mar de Histórias

Sem comentários: