segunda-feira, 29 de junho de 2015

Medalha de ouro e duas de bronze nos Opens de Judo em Coimbra


No passado sábado, 28 de junho, decorreram o Open de Juvenis (13 e 14 anos) e o Open de Cadetes (15, 16 e 17 anos), no Pavilhão Multidesportos de Coimbra.

Na prova de cadetes, Inês Ascenção, vice-campeã nacional, conquistou a medalha de ouro na categoria -57kg ao vencer todas as adversárias pela pontuação máxima.

No mesmo escalão, André Gonçalves (-60 kg) conquistou um honroso 7º lugar e Horácio Carvalhinho (-66kg) um 9ºlugar, ambos conquistando vitórias importantes nas suas categorias. Hermenegildo Gomes (-50 kg), António Carvalhinho (-66kg) e Tiago Marafão (-73 kg) completaram a equipa cadete ainda que sem vitórias.

No escalão Juvenis, Beatriz Peres (-52 kg) e Pedro Alves (-34kg) surpreenderam ao conquistar, nas respetivas categorias, um brilhante 3ºlugar. Estas medalhas de bronze foram uma superação para os atletas, sendo uma estreia para Beatriz numa competição e para Pedro uma estreia num pódio.

Completaram ainda a equipa de juvenis, Catarina Moura (-57 kg), Francisca Jorge (-48 kg), Rodrigo Carita (-50 kg), Leandro Martins (-55 kg) e Diogo Corte (-60kg).

A entrega de medalhas fio realizada pela filha do mestre Kyoshi Kobayashi, Sachiko Kobayashi, que presentou todos os medalhados com o livro do seu pai, considerado o Pai do Judo em Portugal.

Ana Hormigo e Abel Louro foram os treinadores que acompanharam as equipas, e Luís Marques e Sílvio Monteiro integraram a equipa de arbitragem.

No dia anterior, Ana Hormigo participou como palestrante no Seminário de Arbitragem organizado pela Associação de Árbitros de Judo de Portugal e pela Associação Distrital de Judo de Coimbra. A ex-atleta olímpica e ex-treinadora nacional explicou a “Importância do árbitro no contexto internacional”, sublinhando o prestígio para o país, para a modalidade, e para as entidades nacionais e internacionais de judo. Realçou ainda o auxílio destes agentes desportivo na interpretação de regras de arbitragem e no esclarecimento de dúvidas aos treinadores e atletas de forma a não comprometer o seu desempenho desportivo.
 
Fonte: EJAH

Sem comentários: