sexta-feira, 8 de julho de 2016

Campeonato do Mundo de Tiro com Besta em Idanha




Decorreu nem Idanha-a-Nova de 12 a 19 do presente mês, o Campeonato do Mundo de Tiro com Besta, organizado pela Associação Clube Raia Aventura, em parceira com a Federação de Arqueiros e Besteiros de Portugal e a Câmara Municipal de Idanha-a-Nova. Este evento que esteve dividido em vá rias fazes, começando no dia 12 com um prólogo a nível nacional que contou com perto de 60 atiradores. Seguiu-se o Open Internacional de Forest que teve perto de 30 atiradores e terminou com o Campeonato do Mundo de 3D de tiro com besta com perto de 40 atiradores de Portugal, Brasil, Índia, Suécia, Irlanda, Grã-Bretanha, Rússia e Austrália. Paralelamente a estes eventos, teve lugar também a Taça de Portugal de Tiro com Besta, e o troféu Hélio Meca.

A nível de medalhas Portugal foi o país que mais medalhas conquistou, num total de 8 medalhas de ouro a nível individual e 2 por equipas, 8 medalhas de prata a nível individual e outras duas por equipas e 9 medalhas individuais de bronze e outras duas por equipas. Por sua vez a Suécia obteve 4 medalhas de ouro individuais e outra de ouro por equipas, 1 de prata e 1 de bronzes, ambas individuais. A Grã-Bertanha teve 2 medalhas de ouro individuais e a Índia teve 1 medalha de prata e outra de bronzes, ambas a nível Individual.

Individualmente, o Titulo de Campeão do Mundo de Tiro com Besta na classe de Besta Medieval Open foi conquistado por Pedro Runa de Portugal, na classe de Besta Medieval Sénior, o titulo de Campeão do Mundo foi para Graeme Peatfield da Grã-Bretanha. Na Classe de Freestyle Sénior, o Campeão do Mundo foi o Português João Santos, já na mesma classe, mas no escalão de Open, a medalha de ouro foi para Anders Tarukoski da Suécia, e no escalão de Júnior foi para Edvin Hedberg, também da Suécia. Na classe de Standart, o escalão de Open Masculino, foi conquistado por Rui Possacos de Portugal e no escalão de Open Feminino, foi conquistada por Paula Neves. A nível de equipas, na classe de besta medieval a medalha foi para Portugal, senda a equipa formada por Pedro Runa, Paulo Braga e Hélio Ribeiro. Na classe de Freestyle, a medalha de ouro por equipas foi para a Suécia, com os atiradores Anders Tarukoski, Tobias Tarukoski e Kent Hedberg. Já na Class de Standart, a medalha de ouro foi conquistada por mais uma formação Lusa, formada por Rui Possacos, Carlos Pacheco e José Costa.

No Open de Forest, foi ganho também por Pedro Runa e por Graeme Peatfield, respectivamente em Besta medieval Open e Sénior. Em Standart, em seniores, o ouro foi para Henrique Jordan, em Open para Anders Tarukosky e em Júnior para Edvin Hedberg. A Standart, os vencedores foram Pedro Correia e Paula Neves, respectivamente masculino e feminino.

Em relação á taça de Portugal, na classe de Medieval Open o vencedor foi também Pedro Runa, e na classe de Sénior o vencedor foi Hélio Ribeiro. Na classe Freestyle, os vencedores foram Henrique Jordan a Sénior e Carlos Almeida em Open. Na classe Standart, a Open Masculino foi para Carlos Almeida e a Open Feminino foi para Paula Neves.

O troféu Hélio Meca 2016 foi conquistado por Rui Possacos.

De realçar a prestação do besteiro da casa, José Costa, que sendo o seu primeiro anos de competição, conseguiu um quinto lugar no Open Forest, um 8º lugar no campeonato do Mundo de 3D, 7º lugar na taça de Portugal de Tiro com besta e ganhou por equipas o Campeonato do Mundo 3D de Tiro com Besta

Em termos de organização, a Associação Clube Raia Aventura foi bastante elogiada pelo evento, não só pela parte técnica, mas também pelo envolvimento que consegui trazer a este evento. Desde a qualidade dos equipamentos utilizados, ao espaço onde foi realizado, a toda a organização e acompanhamento dos atletas, foram aspectos que foram realçados no decorrer dos dias da prova e que marcou a região não só no mapa nacional da prática da modalidade, mas também a nível internacional, em que todos os participantes estrangeiros, não se cansaram de dar os maiores elogios a esta organização.

Este foi um desafio que foi “agarrado” pela Raia Aventura no final do ano passado, mas sobretudo foi uma “vitória” em termos de organização, que contou com a parceria da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova e com os apoios da Naturtejo, Turismo do Centro, Instituto Português da Juventude e Campo Nacional de Actividades Escutistas.

Sem comentários: