segunda-feira, 18 de setembro de 2017

34.ª edição da Seixalíada


A sede dos Serviços Centrais da Câmara Municipal do Seixal acolheu este sábado, a apresentação da 34.ª edição da Seixalía. Nesta apresentação, a organização deu a conhecer o programa da Seixalíada, que traz algumas novidades.

O evento foi abrilhantado com a demonstração de dança, protagonizada pelo Centro de Solidariedade Social de Pinhal de Frades acompanhada por música ao vivo a cargo da Associação para os estudos de Rock do Seixal.

A edição de 2017 da Seixalíada conta com 67 opções distintas e com a nova app, também apresentada esta tarde, os dirigentes, atletas e população podem acompanhar as notícias publicadas sobre o evento, o calendário de atividades separado por modalidades, a lista de clubes e associações do concelho, as entidades organizadoras e patrocinadoras e o mapa com os equipamentos desportivos onde decorrem as diferentes provas, são alguns dos conteúdos que podem ser encontrados na aplicação. Esta é de instalação gratuita e está disponível no Google Play ou Play Store. Basta pesquisar por «Seixaliada».

José Carlos Gomes, vereador do pelouro do Desporto, referiu que “a 34.ª edição da Seixalíada vai decorrer de 23 de setembro a 21 de outubro, terá iniciativas desportivas a decorrer por todo o concelho, com uma oferta que com toda a certeza agradará a todos”. O autarca acrescentou ainda que “estas quatro semanas são apenas uma mostra daquilo que acontece ao longo de todo o ano no Seixal, pois este é um concelho que aposta no desporto para todos, potenciando desta forma uma melhor qualidade de vida, com melhor saúde para os nossos munícipes”.

Já Rui Pinheiro, em representação da Comissão Organizadora da Seixalíada referiu que “Orgulho no passado, Ambição no Futuro!” é o lema desta edição pois é com orgulho que afirmamos que este projeto é ímpar no nosso país, afirmamo-lo com toda a convicção pois em mais nenhum outro lugar se incrementa um projeto em que todos contribuem para o seu desenvolvimento, melhoria e implementação”. A este propósito, José Carlos Gomes deixou uma palavra de apreço ao Movimento Associativo do concelho, “sem o qual seria impossível organizar um evento desta grandiosidade bem como possibilitar uma oferta desportiva tão sólida ao longo de todo o ano”.

A 34.ª edição da Seixalíada tem lugar entre 23 de setembro e 21 de outubro com o lema «Orgulho no Passado, Ambição no Futuro». É sem dúvida um dos pontos altos do calendário desportivo e social do concelho do Seixal, assumindo-se como a grande festa do desporto popular. Trata-se do evento mais emblemático do desporto para todos no País e um exemplo do trabalho conjunto entre o Movimento Associativo e as autarquias na área desportiva. Participam na Seixalíada atletas informais ou federados, sendo o grande objetivo promover o Desporto para Todos e permitir a prática de atividade física ao maior número de pessoas.

Sendo um evento verdadeiramente inclusivo, o desporto adaptado está também presente com várias modalidades como o boccia ou o goalball. Este ano, há novidades nesta área, com a introdução do corfebol e o andebol adaptado.

Em 2016, a iniciativa somou 216 eventos, 64 modalidades e 20235 participantes, dos quais 15585 do concelho, correspondendo a 77 por cento do total. Foram ainda realizados 191 eventos de nível local, 20 de nível regional e 5 eventos de dimensão nacional.

A Seixalíada é organizada pela Câmara Municipal do Seixal, movimento associativo, juntas de freguesia e escolas do concelho, e conta também com o apoio do Centro Humanitário Estuário do Tejo da Cruz Vermelha Portuguesa no Seixal, associações de bombeiros, forças de segurança pública e patrocinadores.

Sem comentários: