domingo, 20 de setembro de 2020

Portugal avança com 1º Circuito Nacional de Teqball a nível Mundial

Circuito de Clubes arranca dia 26 de setembro

A Federação Teqball Portugal (FTEQBALLPT) apresentou esta quinta-feira, 17 de setembro, na Embaixada da Hungria em Lisboa, o primeiro Circuito Nacional de Teqball em Portugal, sendo também o primeiro Circuito de Clubes de Teqball a nível Mundial.

A Sessão contou com a presença do Embaixador da Hungria em Portugal - Dr. Miklós Tamás Halmai, do Presidente da Federação TEQBALL PORTUGAL - Karoly Henczi e do Vice-Presidente da Federação TEQBALL PORTUGAL – Vasco da Rocha. Os representantes dos Parceiros HELL Energy Drink e Vila Galé, também marcaram presença.

Esta Apresentação contou com um momento de demonstração da modalidade, nos Jardins da Embaixada, onde estava disponível uma mesa TEQ SMART para experimentação, com a presença de Rafael Pio (Footevolution), jogador que representou Portugal no último Campeonato do Mundo de Teqball, Rodrigo Taveira (Footevolution) e António Henriques (Teqball Sintra).


O primeiro Circuito Nacional de Teqball vai ser composto por 10 Etapas, realizadas entre 26 de setembro e 29 de novembro de 2020, em 10 cidades de 10 distritos diferentes. Os jogos vão ser disputados nas categorias Singles, Doubles e Mixed Doubles. A primeira etapa cumpre-se no dia 26 de setembro em Leiria.


Calendário 1º Circuito Nacional:



Neste momento, a FTEQBALLPT conta com 55 Clubes Filiados, estando presente em 16 Distritos Continentais (Viana do Castelo, Braga, Bragança, Porto, Aveiro, Viseu, Coimbra, Guarda, Castelo Branco, Leiria, Santarém, Lisboa, Setúbal, Évora, Beja e Faro) e na Região Autónoma da Madeira.

Com o objetivo de se tornar uma federação desportiva com o estatuto de utilidade pública desportiva, a FTEQBALLPT pretende alcançar os 500 Atletas Federados e os 100 Clubes Filiados até ao final do ano.

Embaixador da Hungria em Portugal - Dr. Miklós Tamás Halmai

“A principal razão desta apresentação se realizar na Embaixada da Hungria, deve-se à origem do Teqball, criado na Hungria. É um facto que nos enche de orgulho. Enquanto Embaixador da Hungria sinto que é a minha obrigação ajudar a divulgar a modalidade em Portugal. Estou certo de que o Teqball tem um grande futuro em Portugal e a nível mundial. Há ainda a expectativa de tornar o Teqball em modalidade olímpica, que é o sonho de todos os teqers.”



Presidente da Federação TEQBALL PORTUGAL - Karoly Henczie

“Cheguei em 2016 a Portugal com o objetivo de divulgar esta nova modalidade, de origem húngara. Nessa altura tive um sonho, onde o Sporting, Porto e Benfica, entre outros clubes, competiam pelo título de Campeão Nacional de Teqball. Sei que é um sonho ousado, mas já percorremos um longo caminho desde então. Os sonhos não se fazem sozinhos e tive a sorte de encontrar pessoas com dedicação, determinação e persistência. É um sonho que passou a ser de todos eles.”

Vice-Presidente da Federação TEQBALL PORTUGAL – Vasco da Rocha
“O Teqball é uma modalidade que não tem género nem idade. É jogado numa mesa própria, desenvolvida especificamente para a modalidade e que é adaptável vários tipos de instalações (outdoor e indoor). É uma das modalidades que mais cresce a nível mundial e em Portugal queremos que se afirme como uma das mais praticadas, não só pela sua espetacularidade, mas principalmente porque é uma modalidade que os clubes podem, com um investimento reduzido abrir a sua própria secção de Teqball, captando assim novos sócios e rentabilizando esse investimento.

Queremos que este Circuito seja uma referência, não só em termos competitivos, mas também ao nível da qualidade organizativa. Estamos muito contentes pelo facto da modalidade estar a ter grande procura por parte dos clubes nacionais, maioritariamente de futebol e futsal, incluindo vários clubes de referência.

Vamos trabalhar também a versão adaptada da modalidade, o ParaTeq, e a vertente social. É uma modalidade que pode ser praticada a partir dos 7 anos de idade, sendo que vamos desenvolver Torneios Sociais juntamente com os Clubes, abertos a todas as pessoas.”

Fonte e Fotos ALC

Sem comentários: