domingo, 19 de fevereiro de 2017

Sporting e Benfica vencem em Rio Maior



Mais de duas centenas de atletas de todos os pontos do país reuniram-se ontem, 18 de Fevereiro, em Rio Maior, para a disputa da terceira etapa do Campeonato Nacional de Clubes de Duatlo e do Campeonato Nacional Universitário de Duatlo.

O evento de grande relevo no calendário competitivo Nacional ficou marcado pela presença dos Olímpicos João Pereira e Miguel Arraiolos e apresentou-se uma grande oportunidade competitiva para todos os presentes. Os percursos rápidos da cidade de Rio Maior permitiram andamentos altos durante toda a prova e beneficiaram aqueles que procuraram disputar uma prova intensa e dinâmica.

O favoritismo à vitória final coube desde início a João Pereira, quinto classificado nos Jogos Olímpicos de Rio de Janeiro. O triatleta do Sport Lisboa e Benfica apresentou-se como a principal figura desta prova e não defraudou as expectativas. Manteve-se sempre perto da liderança da competição e uniu esforços com o seu colega de equipa, Miguel Arraiolos, e com David Luís, Portugal Talentus. O trio chegou isolado ao segmento de corrida final e João Pereira confirmou o porquê de ser um dos melhores triatletas do mundo, somando a vitória para o Sport Lisboa e Benfica. Miguel Arraiolos foi segundo classificado e David Luis completou o pódio masculino na terceira posição.

A competição feminina ficou marcada pela presença da internacional portuguesa Melanie Santos. A atleta que corre com as cores do Sport Lisboa e Benfica somou a vitória para o seu clube e confirmou a qualidade que faz de si a atleta feminina de referência Nacional. Registou o melhor parcial nos três segmentos da prova e cortou a meta com uma vantagem superior a um minuto sobre Ana Filipa Santos. A atleta da casa, Rio Maior Triatlo, foi segunda e a jovem Mariana Vargem, Ludens Machico/Máxima Dinâmica, terminou a prova num excelente terceiro lugar.

Simultaneamente foi disputado o Campeonato Nacional Universitário de Duatlo. Uma prova destinada a reconhecer o mérito de jovens estudantes e atletas e que procurou apurar um dos primeiros títulos nacionais da época. Ana Filipa Santos, IPSantarém, e João Ferreira, AEISEG, foram os grandes vencedores da prova e sagraram-se campeões nacionais do desporto universitário. Na competição feminina Alexandra Domingues, U.Porto, foi segunda e Inês Lopes, AAUAv, terceira. Luis Lopes, AEISEL, foi segundo classificado na prova masculina e Diogo Silva, NOVA, encerrou o pódio na terceira posição.

Em termos colectivos Rio Maior observou a verdadeira disputa nas duas frentes. Sporting Clube de Portugal e Sport Lisboa e Benfica foram os grandes vencedores da terceira etapa do Campeonato Nacional de Clubes de Duatlo e dominaram a classificação feminina e masculina, respectivamente. Em femininos o Alhandra Sporting Club foi segundo e o Outsystems Olímpico de Oeiras terminou na terceira posição. Nos homens o segundo lugar foi ocupado pelo Outsystems Olímpico de Oeiras e o Teleperformance - Os Belenenses foi terceiro.

A cidade de Rio Maior recebeu um grande evento envergadura Nacional organizado conjuntamente pela Câmara Municipal de Rio Maior, Desmor, EM, SA e pela Federação de Triatlo de Portugal e marcou mais um grande dia de competições.​
Fonte: F. P. Triatlo 

Sem comentários: