sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

OS NÚMEROS E CURIOSIDADES DO Super bowl LIII


DR
São muitos os dados e curiosidades que envolvem o jogo mais esperado da NFL. E este Super Bowl LIII não será diferente. Aqui ficam alguns desses números que irão marcar o jogo entre Rams e Patriots:


Tom Brady tem mais vitórias nos playoffs que Jared Goff tem em toda a sua carreira: 29 para o veterano quarterback, só nos playoffs, contra 26 vitórias do jovem quarterback dos Rams ao longo das três temporadas que está na NFL. A estes números, juntam-se 73 passes para TD de Brady nos playoffs contra 67 de Goff em todos os jogos na NFL e 10.917 jardas de passe de Brady, também nos playoffs, contra 10.323 de Goff na carreira.


Ao longo das 17 temporadas que leva como titular, Brady atingiu o Super Bowl em 9 delas. Os números são tão impressionantes que é mais provável Brady alcançar um Super Bowl do que Tiger Woods fazer um parcial abaixo do par num grande torneio (48,1%) ou Michael Jordan encestar (49,7%).


Jared Goff é o mais rápido quarterback número 1 do Draft a alcançar o Super Bowl. O quarterback dos Rams, selecionado como número 1 em 2016 pela equipa de Los Angeles, supera assim quatro outros quarterbacks selecionados nos seus anos como primeira escolha do draft, que tinham alcançado o Super Bowl na 4ª temporada na NFL. Goff consegue-o no terceiro ano na Liga.


Uma coisa é certa, o treinador que vencer o Super Bowl no domingo será o mais velho ou o mais novo de sempre a consegui-lo. Se Belichick vencer, não só alcançará George Halas e Curly Lambeau como treinador com mais títulos, num total de seis, como será o mais velho treinador a alcançar a vitória, com 66 anos e 293 dias. Caso sejam os Rams os campões, então Sean McVay será o mais novo de sempre a vencer, com 33 anos e 10 dias. Adicionalmente, a diferença de idade entre ambos é a maior de sempre entre treinadores, um total de 33 anos e 283 dias. Belichick já treinava na NFL antes de McVay nascer! É também a maior diferença de idades entre quarterbacks: 17 anos! Brady tem 41 e Goff 24.


Aaron Danold liderou a NFL em 2018 com 20.5 sacks, igualando Lawrence Taylor (dos Giants em 1986) como os únicos a conseguirem superar os 20 sacks e alcançarem o Super Bowl numa temporada. Curiosamente, o coordenador defensivo dos Giants em 1986 era o agora técnico dos Patriots, Bill Belichick.


A dupla Belichick-Brady tem mais presenças em Super Bowl (9) que qualquer equipa na NFL. Esta será a 12ª presença de Belichick como treinador principal ou noutra função técnica. O técnico dos Patriots esteve presente em 22.6% dos Super Bowls até hoje e em 36.4% desde a sua primeira presença ao serviço dos Giants em 86.


As semelhanças entre os Rams deste ano e os de 2001, os últimos a conseguirem atingirem o Super Bowl, são enormes. Ambas as equipas tiveram uma média de mais de 30 pontos por jogo, mais de 400 jardas por jogo e ambos foram campeões da conferência NFC. A única diferença poderá apenas ser o resultado do Super Bowl. Em 2001 perderam precisamente para Brady. Conseguirão inverter o registo histórico?

O defesa dos Rams, Aqib Talib, poderá ser um fator determinante no jogo. Com ele em campo, os Rams apenas permitiram uma média de 18.3 pontos aos adversários e um passer rating do QB adversário de 78.4. Quando esteve de fora por lesão entre as semanas 4 e 11, os Rams permitiram 30.8 pontos por jogo e um passer rating de 118.6 aos QB adversários. E é ainda importante referir que foi precisamente com Talib na equipa oposta, que os Patriots perderam em 2015 a final da conferência AFC, falhando o acesso ao Super Bowl, na única vez que os Patriots não estiveram presentes no jogo do ano, nas últimas cinco épocas. Talib, curiosamente, foi jogador dos Patriots em 2012 e 2013.

O treinador dos Rams e o wide receiver dos Patriots, Julian Edelman, foram adversários no futebol universitário

Tom Brady é o único não kicker (Vinatieri) em campo no Super Bowl XXXVI (em 2001, entre Rams e Patriots) que ainda está em atividade. Todos os outros 104 jogadores que estiveram em campo já estão aposentados da NFL há 5 ou mais anos

  • Fonte :ELEVEN SPORTS

Sem comentários: