quinta-feira, 4 de julho de 2019

Vídeos e simulador na ementa de trabalho dos pilotos estónios

Circuito de Vila Real (5/6/7 Julho) 


Quando, na primeira sessão de treinos livres, Robin Vaks e Mattias Vahtel saírem das boxes para cumprir as voltas iniciais à pista urbana de Vila Real já terão uma ideia bastante completa das caraterísticas do traçado e das trajetórias a seguir. Para quem é oriundo da Estónia e vai correr agora pela primeira vez naquela pista portuguesa, esse conhecimento prévio apenas é possível graças ao recurso à tecnologia, algo que Stirling Moss, Jean Behra, Ronnie Petterson ou John Miles, entre outros, não tiveram disponível… há 60 anos, na sua estreia neste mesmo circuito. 
Os jovens estónios da ALM Honda Racing fizeram trabalho de casa, com treinos no simulador e o visionamento de vídeos onboard da edição 2018 do WTCR em Vila Real. Quando interrogado sobre aquilo que vai dizer aos seus pilotos antes de irem para a pista, o manager da equipa com sede em Tallin, Martin Laur, não esconde: “Vou dizer-lhes que é preciso inteligência e algumas cautelas para chegarem ao fim de cada uma das duas corridas. Eu tento colocar o mínimo de pressão possível. Este ano ainda é de aprendizagem para ambos e, nesse contexto, há que acumular quilómetros. Acima de tudo, importa incentivá-los em pistas nas quais já têm alguma experiência, como, por exemplo, a de Barcelona, onde ambos fizeram testes muito recentemente”. 
Foi no Estoril, em Abril último, que Vaks e Vahtel se estrearam nos novíssimos Honda Civic Type R construídos pela italiana J.A.S. Motorsport e a partir daí não tiveram uma atividade muito regular, ao contrário do que possa pensar-se. “Disputei apenas duas corridas, dos campeonatos do Báltico e da Finlândia, mas ao longo deste tempo tive oportunidade de perceber melhor o carro e seguramente que já adquiri outro ritmo. Quanto ao resto, preparei as corridas de Vila Real no simulador com pessoas que nos dão um feedback positivo do nosso progresso. Como em Vila Real não há muito tempo nos treinos livres, esse trabalho no simulador é perfeito”, refere Robin Vaks, segundo classificado, ex-aqueo com Gustavo Moura (Audi S3 LMS), do TCR Ibérico, a 17 pontos de distância do líder Francisco Mora (Cupra TCR). 
Com apenas 16 anos e a cumprir a sua primeira época em corridas de carros de turismo, na sequência de uma carreira iniciada no karting, Mattias Vahtel diz-se pronto para enfrentar os desafios da pista citadina de Vila Real: 
“Participei em algumas corridas do TCR Báltico e tento estar cada vez mais próximo dos pilotos da frente. O meu objetivo próximo será conquistar um pódio, mas mais importante que isso é terminar corridas para adquirir experiência”, diz o piloto mais jovem do TCR Ibérico, acrescentando: 
“Estou ansioso por correr em Vila Real, por causa das particularidades do circuito. Já visionei diversos vídeos do WTCR, mas o trabalho no simulador também nos dá uma ótima visão geral da pista”. 

PROGRAMA HORÁRIO 
Sexta-feira (5 Julho) 
09h00/09h45 – Treinos Livres 1 
12h40/13h25 – Treinos Livres 2 
16h05/16h20 – Qualificação 1 
16h25/16h40 – Qualificação 2 

Sábado (6 Julho) 
14h10/14h35 – Corrida 1 (23 minutos + 1 volta) 

Domingo (7 Julho) 
09h15/09h40 – Corrida 2 (23 minutos+ 1 volta)


Fonte: TCR Ibérico


Sem comentários: