quarta-feira, 22 de outubro de 2025

A festa do todo-o-terreno regressa a Portalegre

ACP / JOAO DA FRANCA
Mais de 500 pilotos e navegadores, de 16 nacionalidades (entre os quais os melhores portugueses), em representação de 354 equipas, vão estar à partida da 39ª bp Ultimate Baja Portalegre 500. Entre 23 e 25 de outubro, a grande clássica do todo-o-terreno nacional e umas das provas mais apreciadas do calendário internacional, promete levar muito público aos estradões de terra do Alentejo e Ribatejo, para assistir à emoção proporcionada pelos carros, SSV, motos e quads.



A prova organizada pelo Automóvel Club de Portugal (ACP) faz parte da Taça do Mundo FIA de Bajas e da Taça da Europa FIA de Bajas. Este evento pontua também o Campeonato Portugal de Todo-o-Terreno de carros (FPAK) e motos (FMP), e é o ponto alto da temporada a nível nacional. A prova está sediada em Portalegre e passa pelos municípios de Abrantes, Alter do Chão, Chamusca, Crato, Fronteira, Gavião, Monforte, Nisa, Ponte de Sor, Portalegre e Sousel Vão ser dois dias de emoção com o público a mobilizar-se, mesmo antes do nascer do sol, para ver a passagem dos concorrentes.


Além de uma aventura, esta baja continua a ser um desafio para pilotos e máquinas, ainda mais se for disputada com chuva e lama. A bp Ultimate Baja Portalegre 500 começa na quinta-feira, dia 23 de outubro, com as verificações técnicas e administrativas. A parte competitiva tem início na sexta-feira, dia 24, com o prólogo, de 3 km, e a primeira etapa, com 70 km, para carros e motos. A segunda etapa realiza-se no sábado, dia 25 de outubro. Os pilotos de carros vão realizar dois setores seletivos de 180 km e 195 km, respetivamente, enquanto os pilotos das motos fazem um único troço de 300 km. No total, os pilotos dos carros têm pela frente 445 km disputados ao cronómetro por estradões do Alentejo e Ribatejo, e os pilotos das motos 370 km. Já os pilotos inscritos na Promo Baja e Hobby (36) fazem 160km, no dia 25.


354 equipas inscritas


O desejo de participar na bp Ultimate Baja Portalegre 500, a mais antiga prova de todo-o-terreno nacional, motivou uma elevada adesão, estando confirmada a inscrição de 354 equipas – um número sem paralelo noutras provas – entre carros (86), SSV (72), motos (101), quads (34), Promo Baja e Hobby (36) e Mini Baja (25).


Nos auto, a luta pela vitória promete ser intensa e muito disputada entre os cinco carros da categoria Ultimate (T1+) e os 17 veículos Challenger, com a particularidade de os “aranhiços” mais rápidos puderem lutar pela vitória à geral.


Portalegre importante na discussão do título entre os carros


É uma prova para os pilotos portugueses brilharem, especialmente João Ferreira que conduz o potente Toyota Hilux T1+ Evo e que para além de partir à procura do terceiro triunfo, tem como objetivo chegar à liderança do campeonato. Os outros candidatos à vitória são Francisco Barreto, João Ramos, Luis Recuenco e Wlodzimierz Grajek, atual segundo classificado na Taça da Europa de Bajas, sendo que todos conduzem o Toyota Hilux T1+ Evo.

Miguel Barbosa (Taurus T3 Max) causou surpresa, em 2024, ao vencer a prova com um ‘side by-side’ e pretende repetir o feito este ano. Tiago Reis (Taurus Evo Max), Ricardo Porém (Kaisen S1) e o espanhol Angel Valero (VM T34) podem, igualmente, lutar pela vitória na categoria Challenger e causar surpresa à geral.

Há vários pilotos com potencial para vencer entre os SSV. João Dias (Polaris RZR), que venceu esta categoria na bp Ultimate Rally Raid Portugal, Gonçalo Guerreiro (Taurus Evo Max), Mitchel Van Den Brink (Can Am Maverick), Afonso Oliveira (Polaris RZR) e Luís Cidade (Can Am Maverick) são os principais favoritos.

A bp Ultimate Baja Portalegre 500 pode ser determinante para encontrar o campeão nacional absoluto. Gonçalo Guerreiro tem cinco pontos de vantagem sobre João Ferreira e 34 pontos para Tiago Reis, isto, quando faltam duas provas para terminar a época.

António Maio à procura da 9ª vitória nas motos

Nas motos, o campeão nacional de todo-o-terreno, António Maio (Yamaha WR 450), ganhou esta baja oito vezes e volta a ser um dos favoritos. A lista de pilotos com potencial para ganhar é longa e inclui ainda Martim Ventura (Honda CRF 450), vencedor em 2024, Bruno Santos (Husqvarna FE 450), que teve um excelente desempenho no bp Ultimate Rally Raid Portugal (8º da geral), Sebastian Buhler (KTM 450 EXC-F), que ganhou três edições, e Micael Simão (Gas Gas EC 500), que lidera o campeonato e pode sagrar-se campeão nacional em Portalegre.

Um piloto júnior procura primeira vitória nos quads

Nos quads, entre os 34 inscritos, destaque para os nomes de Tomás Paulo (Yamaha YFZ450R), um piloto júnior que lidera o Campeonato Nacional de Todo Terreno e que procura a primeira vitória na bp Ultimate Baja Portalegre 500, mas também para Luís Fernandes (Yamaha YFZ450R) e João Vale (Yamaha YFZ450R), ambos com dois sucessos na grande clássica da modalidade.

Estrelas do futuro na Mini Baja

Com 25 inscritos, a tradicional Mini Baja volta a ser um momento de promoção do gosto pela modalidade entre os pilotos das camadas mais jovens, dos 8 aos 14 anos de idade, divididos pelas categorias Moto, Quad e SSV.

Também foco na sustentabilidade

O ACP – Automóvel Club de Portugal, organizador da bp Ultimate Baja Portalegre 500, está empenhado na sustentabilidade e na minimização do impacto ambiental da prova, alinhando-se com os códigos ambientais da FIA, FIM, FPAK e FMP. Através de um Sistema de Gestão Ambiental, a organização está comprometida a cumprir a legislação aplicável, promover a consciência ambiental junto de todas as partes interessadas (de pilotos a espetadores), gerir e monitorizar ativamente os impactos diretos e indiretos do evento – como o consumo de energia, as emissões de gases com efeito de estufa e a gestão de resíduos – e, ainda, a promover a melhoria contínua das suas práticas ambientais, visando ser um exemplo nacional e internacional na área da sustentabilidade desportiva.




Sem comentários: