sábado, 19 de novembro de 2011

Estratégia prejudicou qualificação em Macau

 
Tiago Monteiro vai partir para a última jornada da temporada do Campeonato do Mundo de Carros de Turismo (WTCC) que este fim-de-semana tem lugar no Circuito da Guia em Macau da 11ª posição da grelha. O piloto português foi vítima da estratégia, seguida pela maioria das equipas e pilotos, de lutar na qualificação 1 pelo 10º lugar da tabela, que dá lugar à 'pole position' na Corrida 2.


Tiago Monteiro esteve grande parte do treino cronometrado no 10º lugar e antevia-se a 'pole', porém já perto do final, foi relegado para o 11º lugar. Avançou então com uma volta mais rápida para ficar no top 10, e estava a consegui-lo sem grande esforço, quando uma situação de bandeira amarela abortou a oportunidade do piloto português que viu de seguida a bandeira xadrez indicando o fim da qualificação.


"Como se diz na gíria portuguesa: brinquei com o fogo e queimei-me. Todos os pilotos querem estar perto do 10º lugar para assegurar a melhor posição possível na grelha para a segunda corrida. É um risco que todos corremos, porque como me aconteceu hoje, deu para o torto. É a primeira vez que fico de fora do top 10 e como tal da oportunidade de efectuar a segunda qualificação. É frustrante sobretudo porque tenho estado sempre entre os mais rápidos, na quarta posição, logo atrás dos Chevrolet!", começou por explicar.


Num circuito tão exigente, estreito e difícil para as ultrapassagens, sair para ambas as provas da 11ª posição da grelha não será tarefa fácil: "No meio da confusão é mais complicado evitar os habituais toques. Mas não posso estar a pensar nisso, mas sim em fazer o melhor possível. Tudo pode acontecer e tal como já referi, não tenho nada a perder por isso vou atacar desde o início", concluiu o piloto da SEAT.

Sem comentários: