domingo, 2 de maio de 2010

31ª edição da Rampa da Falperra


Rampa da Falperra
A 31ª edição da Rampa da Falperra começou este sábado com as primeiras subidas de treinos, mas também algumas a contar para a classificação final desta prova há muito esperada e que o Clube Automóvel do Minho reeditou este ano.
Com a chuva a fazer a sua aparição logo nas primeiras subidas de treinos, as condições climatéricas melhoram e permitiram que a prova já fosse disputada em piso seco, para satisfação do muito público que foi fiel à tradição e esteve presente em grande número, e também para os pilotos que viram facilitada a sua tarefa.
 André Vilariño (Norma M20) não se fez rogado para ser o mais rápido na primeira subida oficial de prova, batendo por cerca de quatro segundo Pedro Salvador (Juno SSE), que foi o melhor em termos de Campeonato de Portugal de Montanha. Em termos nacionais ainda, João Portinha (Silver Car), foi o segundo melhor, mas gastou mais 9,088 segundos que Pedro Salvador. António Barros (BRC), ficou com a terceira marca do dia, na frente de António Nogueira (Porsche GT2), e Paulo Ramalho (Juno SSE).
No Desafio FEUP 1, que utiliza os Fiat Uno, a primeira subida oficial teve em José Ferreira o mais rápido, deixando na segunda posição Adelino Camelo, enquanto Pedro Lemos, foi o terceiro classificado. Já no Desafio FEUP 2, com os Fiat Punto, Filipe Matias não deixou os seus créditos por mãos alheias, estabelecendo o melhor tempo, na frente de Pedro Salvador e Filipe Monteiro.
Na segunda subida, com os outros membros de cada uma das equipas de dois pilotos, nos FEUP 1, Filipe Matias foi o mais rápido, na frente de Tiago Vilela, este a jogar em casa. José Gomes, outro piloto de Braga, foi o terceiro mais rápido. Quanto ao FEUP 2, Rui Almeida conseguiu ser o melhor entre o vasto pelotão, deixando atrás de si Serôdio Borges e Marcos Teixeira.
No Campeonato Espanhol de Montanha, que também está presente em Braga, disputando duas competições distintas em cada dia, Inigo Martinez (BRC) foi o vencedor deste dia de sábado, batendo por escassos 0,873 segundos Pedro Roca (Silver Car). Óscar Palacio (BRC), ficou com a terceira posição mas já a mais de quatro segundos do mais rápido.
Nuno Reis foi o melhor entre os concorrentes que alinham no Troféu Fiat em Nós e Acelera, suplantando Alex Pereira e António Queiroga.


A prova ficou marcada pelo acidente do concorrente Armindo Martinho, na curva do restaurante, que embateu nos “rails” de protecção, provocando ferimentos em cinco espectadores. O plano de emergência foi activado de imediato e os feridos rapidamente assistidos, apresentado algumas fracturas, mas estando todos estáveis.

Para amanhã estão agendadas mais duas subidas, englobando “Warm-Up”, Treinos Livres, para além das restantes subidas oficiais, entre as 08h15 e as 15h35.

Texto: Fonte CAM - Clube Automovel do Minho 

Sem comentários: