quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Comité Olímpico de Portugal distingue CM Seixal com prémio internacional


A Câmara Municipal do Seixal foi contemplada com o prémio “150 anos de Pierre de Coubertin, Desporto como Escola de Vida”, numa decisão anunciada ontem pelo Comité Olímpico de Portugal (COP). Esta Entidade entendeu que a Autarquia é merecedora desta distinção pelos serviços prestados ao desporto nacional ao longo dos últimos anos, onde se incluem, para além de algumas infraestruturas de excelência, vários projetos de desenvolvimento de modalidades desportivas, num total de 16, entre outros programas de desenvolvimento desportivo, que envolveram ao longo dos últimos três anos, mais de 200 mil pessoas. O prémio será entregue em data a anunciar após validação pelo Comité Olímpico Internacional.
Entendeu o COP que, tendo este ano o prémio como tema “150 anos Pierre de Coubertin, Desporto como Escola de Vida", deveria ser premiada uma instituição que apresentasse um percurso de promoção e educação através do desporto como elemento de formação cívica. Desta forma, a Câmara Municipal do Seixal distinguiu-se pelo trabalho que tem vindo a desenvolver em prol da prática desportiva no concelho e consequentes benefícios que daí advêm para os seus munícipes. Este é um trabalho que se tem prolongando ao longo de décadas e que inclui também o apoio ao movimento associativo, para além da construção e manutenção de equipamentos desportivos disponíveis para todos.
A título de exemplo, refira-se que a Câmara Municipal organiza anualmente a Seixalíada, uma iniciativa que comemora 30 anos em 2013 e que reúne todos os anos mais de 14.000 pessoas a praticar cerca de 70 modalidades desportivas. São exemplo também os Jogos do Seixal, que decorrem por todo ao concelho ao longo do ano e que propõem inúmeras modalidades . O Agita Seixal é outra das iniciativas que reúne centenas de participantes em torno da Baía do Seixal para praticar as diferentes modalidades à escolha. São apenas exemplos, uma vez que ao longo de todo o ano a autarquia tem um programa regular de atividades desportivas a acontecer por todo o concelho e para todas as idades, com o envolvimento das diversas coletividades e clubes desportivos do concelho.
No que se refere a equipamentos desportivos disponíveis para utilização dos munícipes destaque para as duas piscinas municipais que acolhem diariamente desde os mais pequenos aos mais idosos; os dois pavilhões municipais onde a pratica desportiva acontece diariamente ou o Complexo Municipal de Atletismo que ganhou o nome da atleta Carla Sacramento, entre outros, tendo a Câmara Municipal do Seixal desenvolvido uma Carta Desportiva, enquanto elemento orientador da implementação da rede de equipamentos desportivos do Município.
Esta distinção vem coroar quase 4 décadas de trabalho exemplar na promoção da atividade física junto de toda a população, desenvolvida pela Autarquia e pelos seus parceiros de sempre – o Movimento Associativo Popular, num projeto que tem procurado responder ao imperativo constitucional do acesso generalizado da população à cultura física e ao desporto, garantindo maior qualidade de vida aos munícipes do Seixal, num projeto de Abril que tem marcado a diferença no panorama desportivo do País.


Fonte: CM Seixal

Sem comentários: