terça-feira, 26 de agosto de 2014

CARTAXO SUBSCREVE CÓDIGO DE ÉTICA DESPORTIVA



Mais de 40 entidades e personalidades ligadas ao desporto contribuíram para o documento que propõe compromisso com a ética desportiva

A Câmara Municipal do Cartaxo subscreveu o Código de Ética Desportiva, documento que foi apresentado publicamente, a 10 de julho deste ano, numa iniciativa do Plano Nacional de Ética no Desporto, promovido pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude e Secretaria de Estado do Desporto e da Juventude.

Pedro Magalhães Ribeiro, presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, explica que “a prática desportiva, pela sua força mobilizadora, é um veículo de excelência para a promoção de princípios que poderão ajudar a construir uma comunidade mais solidária, embora competitiva, na qual a ambição de ganhar tem idêntico valor à vontade de ser melhor enquanto indivíduo”.

Para o autarca, “se o desporto colocar a ética e a responsabilidade como valores incontestáveis, pode contribuir para uma sociedade mais tolerante e que demonstre tanto respeito por quem vence, como por aqueles que não alcançando o pódio, fizeram a corrida”.
O Código nasceu de uma primeira proposta de trabalho preparada por um grupo de personalidades ligadas à prática desportiva que foi, mais tarde, colocada à apreciação pública na qual participaram dezenas de instituições. O texto final propõe um conjunto de boas práticas e sugere normas de conduta e atitudes que deverão ser seguidas tanto pelos agentes desportivos, como por adeptos, espetadores ou profissionais de comunicação social.
 
Fonte: CM Cartaxo

Sem comentários: