Ao sexto dia do Dakar 2025, uma etapa isenta de percalços para a dupla Mário Franco/Rui Franco. Os primos conquistaram um brilhante 14º lugar na categoria Challenger – 9º entre os participantes no W2RC –, enquanto os colegas de equipa Pedro Gonçalves/Hugo Magalhães (também num X-Raid YXZ 1000R) estabeleceram o 38º tempo. Já António Maio (Yamaha WR450 RALLY), que também beneficia do apoio da estrutura portuguesa Franco Sport, foi 22º, entre as motos.
A capacidade de superação produziu resultados e, finalmente, com um dia sem sobressaltos, a dupla Mário Franco/Rui Franco conquistou, na quarta etapa, um resultado condizente com as suas ambições: 14º melhor tempo entre os protótipos SSV da categoria Challenger – 9º entre as equipas participantes no W2RC. Depois de terem começado o Dakar na última posição, os primos Franco já ocupam a 29ª posição da classificação geral.
“Um dia muito positivo, sem nenhum problema”, afirmou Mário Franco. “Admito que mudei um pouco o ‘mindset’. Andei mais solto, menos preocupado com os furos e, a verdade, é que correu tudo muito bem. Até o carro estava perfeito para as condições que encontrámos. Por isso, estou bastante satisfeito com a etapa de hoje. Amanhã, vamos tentar manter o ritmo e evitar os azares, para iniciarmos a segunda semana na melhor posição possível”.
Com os mecânicos e os carros de assistência impedidos de entrar no bivouac no final desta etapa, Mário e Rui Franco assumiram as despesas da manutenção do X-Raid YZX 1000R, substituindo uma transmissão e dois pneus, por mera precaução.
Na estreia no Dakar, a dupla Pedro Gonçalves/Hugo Magalhães continua a impressionar pela determinação e resiliência e, na etapa de hoje, os pilotos foram os 38º mais rápidos da categoria Challenger, também eles aos comandos de um X-Raid YZX 1000R assistido pela Franco Sport.
"Mais um imenso desafio ultrapassado. Uma etapa dura e muito exigente em termos de navegação. O Dakar está a proporcionar-nos momentos únicos, mas também a levar-nos a limites físicos e mentais inimagináveis. Mas estamos a conseguir superar todos os problemas e isso, por si só, já é uma vitória”, confessou Pedro Gonçalves, no final da quarta etapa.
Também inscrito pela Franco Sport, António Maio (Yamaha WR450 RALLY), estabeleceu o 22º tempo, entre as motos, na etapa de hoje. O piloto, Major da GNR, ocupa a 29ª posição na classificação geral.
A etapa de amanhã
As equipas vão enfrentar pistas bastante rápidas no início da etapa. No entanto, o ritmo vai diminuir quando chegarem os terrenos arenosos. Depois, o mosaico de paisagens vai mudar com a chegada dos terrenos pedregosos, nos arredores de Hail. Para muitos, simplesmente chegar ao dia de descanso do Dakar já é uma vitória em si. Um sucesso merecido para aqueles que conseguirem alcançar este local sagrado dos rally-raids sauditas.
Siga a aventura da Franco Sport, no Dakar 2025, nas nossas redes sociais:
Fonte / Fotos: Franco Sport
Sem comentários:
Enviar um comentário