segunda-feira, 12 de março de 2012

Groupama 4 vence a 4ª Etapa da Volvo Ocean Race

DR / Groupama
Groupama - Volvo Ocean Race 2011/12

Sanya (China) – Auckland (Nova Zelândia)

Ao passar a linha de chegada, no passado sábado, dia 10, o Groupama 4 assegurou a sua vitória na quarta etapa da Volvo Ocean Race. Um resultado muito importante para Franck Cammas e para a restante tripulação, depois de velejar 6,500 milhas entre Sanya (China) e Auckland (Nova Zelândia) em condições muito complicadas. A etapa vitoriosa de Franck Cammas demorou 19 dias e 15 horas.

Foi uma vitória muito importante para a equipa francesa que conseguiu subir um lugar na classificação geral. O Groupama 4 foi o primeiro barco a destacar-se, depois das três vitórias consecutivas do Telefonica na Cidade do Cabo, em Abu Dhabi e Sanya.

Ao ganhar a quarta etapa da Volvo Ocean Race, entre Sanya e Auckland, o Groupama 4 conseguiu subir um lugar na classificação geral e está agora com cinco pontos de vantagem dos neozelandeses do Camper.

O veleiro francês conseguiu chegar à Nova Zelândia com uma vantagem bastante confortável, enquanto que depois da chegada do Puma, a luta pelo terceiro lugar foi muito renhida, com apenas 1 minuto e 33 segundos a separar os espanhóis dos neozelandeses.
“Auckland é uma cidade especial porque a Nova Zelândia é uma de velejadores e de fãs da vela. A vitória aqui é extraordinária e consideravelmente melhor do que noutro sítio qualquer! É o nosso primeiro lugar na Volvo Ocean Race e foi uma etapa muito difícil com condições muito inconstantes. A nossa performance foi consistente e conseguimos fazer boas manobras: é bom saber que velejámos bem. A chave é manter uma boa velocidade, no percurso correcto, sem sofrer nenhum dano. Conseguimos uma boa posição depois de Taiwan. Agora a nossa batalha é com os neozelandeses e com os espanhóis por um lugar no pódio. Isso põe-nos na corrida para a próxima etapa.”, explica Franck Cammas, skipper do Groupama 4, depois da vitória em Auckland
 
“É a nossa primeira vitória e veio no tempo certo e no sítio certo! Ganhar em Auckland é como ganhar a Liga dos Campeões Europeus ao Real Madrid. A Nova Zelândia é a Mecca da vela e temos uma grande admiração e respeito pela equipa da casa. Estar aqui, nestas águas é muito bom, significa que temos o nível certo e que somos capazes de correr atrás de uma vitória. Temos estado a melhorar desde Alicante. Sabemos que conseguimos fazer mais! Foi uma etapa difícil do início ao fim e nada divertida. Esta etapa sem a vitória teria sido um pesadelo! Todas as tripulações sofreram muito. Foi um teste muito duro, física e psicologicamente. É um momento muito bom para o Brad Marsh, o nosso neozelandês do Groupama 4…”, admite Thomas Coville, Leme e Trimmer do Groupama 4.

Contra o relógio e contra a chuva

Poucas horas depois de chegar a Auckland, o Groupama 4 foi içado e encontra-se agora em manutenção. Protegida da chuva a equipa francesa de terra, constituída por 36 pessoas, está a reparar a proa do veleiro francês. A paragem em Auckland vai ser menor do que as anteriores, o que aumenta a urgência de tratar e melhorar o vencedor da quarta etapa da Volvo Ocean Race.

Depois do interior do veleiro ser totalmente limpo, o primeiro passo é inspecionar o leme, para tentar descobrir quais os danos. Devido à chuva constante que se faz sentir em Auckland desde domingo, a equipa de terra da Groupama sailing team vê o seu trabalho dificultado, tendo que trabalhar debaixo de toldos.

“Seria melhor para toda a equipa estarmos numa sala de manutenção, mas infelizmente não é possível. O Camper está a beneficiar das suas infraestruturas, visto que está em casa. Como resultado, temos que trabalhar debaixo de toldos.”, explica Bem Wright, membro da equipa de terra do Groupama 4.

Posição das equipas ao chegar a Auckland:

1-Groupama sailing team
2-PUMA Ocean Racing
3-Team Telefónica
4-CAMPER with Emirates Team New Zealand
5-Abu Dhabi Ocean Racing
6-Team Sanya

Classificação geral depois da 4ª etapa da Volvo Ocean Race:

1- Team Telefónica: 121 pontos
2- Groupama sailing team: 103 pontos
3- CAMPER with Emirates Team New Zealand: 98 pontos
4- PUMA Ocean Racing powered by BERG: 78 pontos
5- Abu Dhabi Ocean Racing: 53 pontos
6- Team Sanya: 22 pontos
 
Fonte: AnaLima Comunicação

Sem comentários: