quinta-feira, 1 de março de 2012

Groupama 4 continua na Liderança

Groupama / DR
Groupama - Volvo Ocean Race 2011/12

Sanya (China) – Auckland (Nova Zelândia)

As mudanças de ventos e as dificuldades da quarta etapa da Volvo Ocean Race

Os ventos alísios vindos de Norte têm-se feito sentir nos últimos dias, chegando, por vezes, aos 25 nós. Apesar da velocidade ter aumentado, as condições a bordo do Groupama 4 não têm sido as mais confortáveis. No convés do veleiro a situação piora com as ondas que rebentam em cima da tripulação.

“Os ventos estão mais estáveis do que na semana passada e, em princípio, não haverá necessidade de fazer tantas manobras. De qualquer maneira, nos próximos dias espera-se um bom e justo avanço, à medida que aproveitamos estes ventos, apesar das condições no convés, visto que é provável que venha a estar constantemente submerso – não é, sem dúvida, o mais confortável! Prevê-se uma subida de temperaturas e também de mar. É muito difícil ficar direito no barco, neste momento. A tripulação está bem e tem conseguido descansar, o Martin (Krite) magoou-se nas costas numa manobra um pouco arriscada, apesar do susto está tudo bem. Temos que ter muito cuidado porque o impacto é realmente violento. Estamos a velejar a cerca de 23 nós, o que se mantém para os próximos dois dias!”, comenta Franck Cammas, Skipper do Groupama 4

Apesar das difíceis condições, alguns dos veleiros participantes na Volvo Ocean Race estão a conseguir velejar mais de 500 milhas por dia, como é o exemplo do Puma (523 milhas), Abu Dhabi (506 milhas) e do Groupama 4 (501 milhas). Posicionado mais atrás encontra-se agora o Camper, que foi durante vários dias o líder desta quarta etapa entre Sanya e Auckland. Os neozelandeses viram a genoa, a vela mais importante neste momento, do seu veleiro ficar danificada. Esta velocidade está prevista até a frota chegar ao Equador (cerca de 800 milhas).

“Traçamos agora um bom percurso, a primeira parte foi muito complicada a nível estratégico. Neste momento estamos muito satisfeitos com o nosso trajecto. Estamos a liderar, o que causa alguma mudança e conseguimos identificar o nosso maior rival neste momento, o Puma. Também estamos a tentar ajustar a nossa velocidade em relações às tripulações que estão atrás de nós e isso é extremamente importante à medida que nos vamos aproximando do Equador. Sabemos que o primeiro veleiro a chegar aos Doldrums é aquele que vai validar ou invalidar o percurso para os restantes. Neste momento estamos focados na velocidade, mas nos próximos três dias, teremos que enfrentar as calmarias equatoriais…” Explica o Skipper do Groupama 4.

Posição dos veleiros participantes na 4ª Etapa da Volvo Ocean Race às 17:00 horas:

1. Groupama 4
2. Puma
3. Telefonica
4. Camper
5. Abu Dhabi Ocean Racing 6. Team Sanya 
 
Fonte AnaLima Comunicação

Sem comentários: