sexta-feira, 6 de abril de 2012

Groupama 4 sem mastro a 650 milhas de Itajai

Groupama - Volvo Ocean Race 2011/12
Auckland (Nova Zelândia) – Itajai (Brasil)

Foi por volta das 15:00 horas da passada quarta-feira que Franck Cammas anunciou à equipa de terra da Groupama sailing team que o veleiro francês tinha ficado sem mastro, a 60 milhas da costa do Uruguai, enquanto liderava a quinta etapa da Volvo Ocean Race. O skipper decidiu não pedir assistência e suspender temporariamente a competição.

O veleiro francês está, desde as 3 horas e 55 minutos desta quinta-feira, em Punta del Este, no Uruguai, onde a equipa de terra vai juntar-se à tripulação do Groupama 4. O objectivo de Franck Cammas e do resto da equipa é conseguirem acabar esta quinta etapa, em Itajai, com o máximo de rapidez e segurança possível.

Yann Riou, membro da equipa Media, conta o sucedido: “Eu estava a almoçar e ouvi um grande estrondo. Não houve qualquer dúvida. No convés, o Franck, o Thomas, o Brad e o Martin assistiram a tudo, sem poder fazer nada, à medida que o mastro caía. Como é que se compreende a queda do mastro, depois de passarmos por condições muito mais adversas com o veleiro intacto? Em poucos segundos estávamos todos no convés. Ainda precisámos de um minuto para absorver o que tinha acabado de acontecer, até que alguém disse: Ainda temos cinco horas até a noite cair! Não houve tempo a perder.”

Com ventos de cerca de vinte nós e condições fáceis, a tripulação do Groupama 4 estava confiante depois de recuperar a liderança da quinta etapa da Volvo Ocean Race. O Brasil estava ao alcance, depois de três semanas de muito esforço. Em menos de 24 horas tudo mudou.

O passo seguinte para a Groupama sailing team foi proteger o veleiro do material danificado. As manobras não foram as mais fáceis e provaram ser perigosas. Franck Cammas pôs em prática a estratégia para o próximo passo: às 17:02 horas o Groupama 4 deu-se como temporariamente fora da quinta etapa da Volvo Ocean Race. A regra diz que um veleiro pode suspender a competição temporariamente e voltar para a mesma posição que ocupava, no espaço mínimo de 12 horas.

Neste momento o Groupama 4 está em Punta del Este a aguardar a equipa de terra que vai juntar-se aos velejadores e tentar resolver o problema com o objectivo de acabar esta etapa, se possível na terceira posição. “É um desafio ambicioso.”, comenta Yann Riou.

A moral da tripulação está muito em baixo, desapontamento é o sentimento a bordo do Groupama 4. No entanto, a motivação para acabar a etapa é evidente. “Queremos voltar rapidamente para a competição e acabar ainda em terceiro lugar. E nem sequer vou falar nos dias de descanso que nos esperam depois desta etapa de três semanas intensas do início ao fim.”, explica Yann Riou.

Posição dos veleiros presentes na 5ª Etapa da Volvo Ocean Race às 12:00 horas:

1. Puma
2. Telefonica
3. Groupama
4. Camper
5. Abu Dhabi Ocean Racing
6. Sanya
 
Fonte Analima Comunicação

Sem comentários: