terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Eleições no COP a 26 de Março


Data marcada na presença de mandatários das duas candidaturas

Vicente Moura, presidente do Comité Olímpico de Portugal, marcou hoje a data para as eleições aos Órgãos Sociais do COP na presença dos mandatários das duas candidaturas. Segundo os estatutos, as mesmas serão realizadas em Assembleia Plenária convocada para o efeito, às 17h30 do dia 26 de Março de 2013. A posse da futura Comissão Executiva e Conselho Fiscal deverá ocorrer no prazo de oito dias após as eleições.

Manuel Marques da Silva (Lista A) e José Manuel Constantino (Lista B) são os dois candidatos à presidência do Comité Olímpico de Portugal. A documentação referente às candidaturas foi entregue, dias 8 e 7 de Fevereiro respectivamente, ao Presidente do COP, Comandante Vicente Moura, e conferidas por Miguel Nobre Ferreira, da Comissão Jurídica e José Manuel Costa, jurista da instituição. A entrega foi feita nos dias

Atento o colégio eleitoral, cada federação olímpica dispõe de 4 votos, tal como nas eleições transactas em 2009, enquanto as federações não olímpicas e demais membros ordinários e extraordinários dispõem de 1 voto cada. Actualmente, existem 79 membros com direito a voto na Assembleia Plenária, dos quais 29 são federações Olímpicas. As eleições dos membros da Comissão Executiva e do Conselho Fiscal são feitas em lista única, através de sufrágio directo e secreto.

A Assembleia Plenária estará aberta à imprensa. Depois do sufrágio, proceder-se-á a contagem dos votos, e logo depois serão anunciados os resultados. 


Nota
 
Para além da data, foram também definidos os horários: A primeira convocatória da Assembleia será marcada para as 17h30,  e  a segunda convocatória, que se realizará com qualquer número de presenças, para as 18h00, ficando as urnas abertas até às 19h30. A Assembleia terá lugar na sede do COP.

A data das eleições foi sorteada entre as duas datas propostas pelos mandatários. A ordenação das listas, também escolhida por sorteio,  ficou assim definida:

Lista A – Presidida pelo Eng.º José Marques da Silva
Lista B – Presidida pelo Dr. José Manuel Constantino

Prevê-se que a posse dos Órgãos Sociais eleitos tenha lugar no dia 3 de Abril, num hotel da capital, em hora a informar oportunamente.

Fonte :COP

Sem comentários: