quinta-feira, 10 de outubro de 2024

“O futuro vai ser muito exigente com o desporto”: Daniel Sá apresenta livro Marketing Desportivo no Porto

DR
O auditório do IPAM Porto foi o cenário, para a apresentação da obra “Marketing Desportivo – Mais do que um jogo”, de Daniel Sá, diretor executivo do IPAM e uma referência no marketing desportivo em Portugal. Com esta, que é a sua terceira obra, o autor pretende identificar as principais tendências e os desafios que se colocam para a gestão do marketing desportivo no futuro.
 
O evento contou com a presença de Pedro Proença, presidente da Liga Portugal, que também assina um dos prefácios, e de várias personalidades influentes no desporto e na comunicação social, como Carlos Daniel, jornalista da RTP e Pedro Sarmento, ex-professor da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto.
 
DR

Ao longo da sessão, Daniel Sá destacou a importância crescente do marketing no desenvolvimento e projeção do desporto, sublinhando as mudanças de paradigma na indústria do desporto, que é cada vez mais “uma indústria de entretenimento, onde aqueles que apresentam as propostas mais inovadoras são os que têm a atenção do público”, assim como as inovações tecnológicas que têm vindo a transformar o setor. A obra oferece uma visão completa sobre o impacto do marketing desportivo, desde a sua origem em Portugal até à sua influência global, sendo considerada uma leitura obrigatória para profissionais da área.
 
O lançamento foi um sucesso, refletindo o crescente interesse pelo marketing desportivo no contexto nacional e internacional.
“O objetivo deste livro é ajudar todos aqueles que querem trabalhar nesta indústria a mudá-la com maior velocidade. O futuro vai ser duro com o desporto e aqueles que apresentarem as propostas mais inovadoras serão aqueles que vão seduzir a audiência. O desporto faz parte da enorme indústria do entretenimento e não se enganem: o Cristiano Ronaldo está a competir com a Taylor Swift e o Rato Mickey”, afirma Daniel Sá.
 
DR
“Falar do Daniel Sá é falar de uma das primeiras pessoas que começou a falar do futebol profissional enquanto indústria. Sou presidente da Liga desde 2015 e percebi, desde logo, a importância de fazermos o ‘turn over’ daquilo que era a lógica com que encarávamos o futebol, o futebol associativo, para verdadeiramente passarmos a falar do futebol indústria. O Daniel Sá aponta neste livro pistas sobre onde vamos estar daqui a 10 anos e como vamos continuar a consumir o futebol da forma como o fazemos hoje”, comentou Pedro Proença, que revelou ter lido o livro em apenas um dia.
 
Além de Pedro Proença, o livro conta ainda com os prefácios de Fernando Gomes, presidente da Federação Portuguesa de Futebol, e William Sutton, professor na Universidade da South Florida. Já o posfácio ficou a cargo de Carlos Sá, presidente da Associação Portuguesa dos Profissionais de Marketing (APPM).
 
O livro, editado pela PACTOR, inclui ainda artigos e testemunhos de vários especialistas de renome, reforçando a sua relevância no panorama atual do desporto e da comunicação.
O autor, Daniel Sá, é uma personalidade reconhecida e respeitada pela indústria do desporto em Portugal, académicos, clubes, federações, associações, patrocinadores e meios de comunicação social. Como investigador, liderou mais de 40 projetos na área do marketing desportivo. Apresentou várias comunicações em congressos nacionais e internacionais e foi coautor de dois livros sobre marketing desportivo. Atualmente, é diretor executivo e coordenador principal do IPAM Porto.
 
DR

O livro é dirigido a todos os que estudam, trabalham ou ambicionam fazer parte da indústria do Marketing e do Desporto, mas também a todos os que são apaixonados por desporto. Está à venda nas principais livrarias nacionais e no website do grupo LIDEL, em www.lidel.pt

Esta apresentação, contou com o apoio do IPAM e insere-se nas atividades que a instituição está a promover para assinalar os seus 40 anos.
 
CONTEÚDOS ABORDADOS NO LIVRO
 "MARKETING DESPORTIVO - MAIS DO QUE UM JOGO"
 
Origens e fundamentos do marketing desportivo
O fã, o show e o sponsor como elementos da evolução do marketing desportivo
O futuro do marketing desportivo com inteligência artificial, metaverso e robôs
Dez pistas para os próximos dez anos

Sem comentários: