sábado, 13 de fevereiro de 2010

Olympic Winter games - Jogos Olimpicos de Inverno 2010


© VANOC/COVAN
Já neva em Vancouver

Com a cerimónia de abertura prestes a acontecer, finalmente  a neve apareceu, o que criou uma sensação de alivio aos organizadores, é a par da noticia trágica da morte do atleta georgiano, Nodar Kumaritashvili, é a noticia do dia em Vancouver.


A prova conta com um único atleta português Danny Silva que participa na modalidade de Cross-Country SKiing - Esqui de Fundo, Danny já tinha sido o único português a participar na edição dos jogos olímpicos de inverno de 2006 em Turim, aos 36 anos garantiu a sua segunda participação nos jogos. Nascido nos Estados Unidos é  filho de pais portugueses originários da região de São Martinho do Porto.
Danny Silva afirmou que a vontade de estar nestes jogos é superior às dificuldades de encontrar os justos apoios e patrocínios para estar presente como único representante da pátria lusa no Canada.  Actualmente procura melhores condições de treino, assim reside na Finlândia, onde conta com uma bolsa do COP.

Como referimos, o dia foi tristemente assinalado com a morte de um atleta durante os treinos aqui fica o comunicado da organização.

Declaração conjunta do COI, VANOC e FIL
Fevereiro 12, 2010
É com grande pesar que confirmamos a morte do atleta de luge georgiano, Nodar Kumaritashvili, durante a sessão de treino final no Whistler Sliding Centre, esta manhã.
Senhor Kumaritashvili morreu após cair na última curva do percurso durante o treino. Os médicos não conseguiram reanimar o atleta, que morreu no hospital.
"Nossos pensamentos estão com a primeira família, amigos e colegas do atleta. A toda família olímpica é atingida por essa tragédia, que claramente lança uma sombra sobre os Jogos ", disse o presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Jacques Rogge.
"Estamos profundamente afectados por esta tragédia e estender as nossas condolências à família, amigos e companheiros deste atleta, que chegou a Vancouver para seguir seu sonho olímpico", disse John Furlong, o CEO da VANOC, a organização de jogos Comitê.
Para a Federação Internacional de Luge, presidente Josef Fendt disse: "Este é um terrível acidente. Esta é a coisa mais grave que pode acontecer no desporto, e os nossos pensamentos e as da "família luge", são naturalmente com aqueles tocados por este evento. "
Uma investigação está em curso sobre as circunstâncias do acidente. O treino foi suspenso e os funcionários técnicos estão agora a tentar determinar as causas.

Texto:JM
Fotos: Direitos Reservados/
© VANOC/COVAN

Sem comentários: