segunda-feira, 15 de março de 2010

Torneio de Homenagem a Orlando Duarte

FUTSAL EM MOVIMENTO NO SEIXAL



Numa organização do Clube Associativo Santa Marta do Pinhal decorreu este fim de semana um torneio de Futsal em homenagem a Orlando Duarte, nas palavras de Rogério Nogueira presidente do clube "... este torneio surge não só pelo feito histórico enquanto seleccionador nacional, mas porque o Orlando Duarte é um amigo do clube, tem ajudado bastante, quer a nível técnico com apoiando as nossas iniciativas". O C.A.S.M.P. é um clube que aposta nas camadas jovens " ...o nosso objectivo é colocar as crianças de Santa Marta do Pinhal, da freguesia, do concelho a praticar desporto e neste caso o Futsal, temos mais de 60 miúdos entre os 7 e 12 anos a praticar a modalidade, nas nossas instalações cedidas pela Câmara do Seixal ", tendo outras modalidades (Setas, Caminhadas, NINJUTSU e brevemente também o Futsal em feminino e o BTT ) o clube privilegia a vertente prática daquelas modalidades que incentivam as pessoas à prática do desporto.
Neste torneio estiveram 4 equipas em competição directa, mais duas (exibição) num total de 8 dezenas de atletas. A organização conta com o apoio do poder local, quer da Junta de Freguesia de Corroios, como da Câmara do Seixal na realização deste evento. 
Estas entidades fizeram-se representar pelo Vereador da CMS Joaquim Santos, e o Presidente da JFC , o Sr. Eduardo Rosa. 


O vereador da CMS -Joaquim Santos enalteceu junto da nossa reportagem o trabalho efectuado por muitos clubes como o C.A.S.M.P no desenvolvimento do Desporto no concelho e reiterou todo o apoio a estas iniciativas. Incluindo este Torneio num vasto leque de iniciativas que decorrem um pouco por todo o concelho do Seixal .

Orlando Duarte 

A Homenagem e o FUTSAL

O homenageado Orlando Duarte manifestou  a sua grande alegria e satisfação pela homenagem, afirmando que a mesma "está relacionada com todo o trabalho efectuado com a selecção nacional, e todo o trabalho com paixão pelo Futsal" , mais disse " continuar a dar o apoio  ao desenvolvimento do Futsal no C.A.S.M.P.".
Falando sobre o Clube e o Futsal Orlando Duarte disse " ele cria espaços de cariz social, cria alternativas para os jovens nos dias de hoje (o futebol de rua deixou de existir), fazendo com que estes jovens não andem por caminhos desviantes e pratiquem desporto, tenham  uma vida saudável",  e conferindo a importância do Torneio o seleccionador nacional remata " é este e muitos outros torneios por esse país fora, que resultam do esforço de muitos dirigentes anónimos,( que sacrificando a sua vida pessoal em prol da modalidade), onde surgem milhares de jovens que praticam a modalidade e que são o garante do futuro do FUTSAL em .Portugal" .

A SELECÇÃO ...

Após o brilhante Europeu da Hungria que podemos esperar da nossa selecção, "passamos por uma fase em que vamos ter um período sem competições estamos também perante um quadro em que existe um vazio de jogadores (os com 24 a  27anos) entre a geração actual e a próxima geração de jogadores para os substituir (estão agora entre os 16 e 17 anos), tivemos já dois jogadores que falaram e pediram escusas da selecção por isso em 2012 não estarão connosco", e ainda sobre a preparação da selecção  " a próxima época está a ser preparada, aguardamos o calendário da UEFA para melhor a preparar".

A propósito da sua continuidade na selecção, Orlando Duarte disse " são contratos anuais por isso na altura própria falamos e será decidido o futuro".

A palavra final do seleccionador nacional foi para os formadores dos jovens jogadores de FUTSAL

" É IMPORTANTE FORMAR GANHANDO"












"Num futuro próximo poderemos ficar satisfeitos se algum destes jovens chegar a representar a nossa selecção de Futsal, no futuro logo se verá" - Rogério Nogueira (Pres. C.A.S.M.P.)

Veja a Foto-Reportagem em:JCSERV Portugal Photo News 





Texto: JM

Sem comentários: