quarta-feira, 28 de julho de 2010

Atlantis Cup 2010 - 1ª Etapa




Veleiros já chegaram a Ponta Delgada

Texto Fúlvia Almeida – Mar de Histórias
Foto: Mar Historias / ARQ

Está cumprida a primeira etapa da Atlantis Cup 2010. A frota de quase duas dezenas de veleiros já chegou a Ponta Delgada. A liderar a tabela de classificações estão: Wind I, de Carlos Araújo, em ORC2; Exocet, de Filipe Rodrigues, em ORC3; Fun-Tastic, de José Correia, em ORC4 e Alegro Vivace, de Duarte Barcelos, em Open.
Com 55 milhas, a viagem entre as ilhas de Santa Maria e São Miguel ficou marcada pelo vento instável que complicou a vida às tripulações. Alguns velejadores contam que ficaram várias horas parados. “Estávamos a cerca de 20 milhas de Ponta Delgada quando ficámos num buraco de vento. Fizemos vários bordos, andámos às voltas, mas não havia meio de sairmos dali. Só cortámos a linha de chegada à uma e meia da manhã.”, conta José Correia do Fun-Tastic.
O primeiro a chegar à capital de São Miguel foi o barco terceirense Açor. João Leal e a sua tripulação deram entrada na Marina de Ponta Delgada às 22h30m42s.
Nesta primeira perna apenas o Lady Bug chegou a motor. Sem vento nas velas o skipper Hélio Sousa desistiu de completar a primeira etapa.
Esta Terça-feira, dia 27, os participantes da Atlantis Cup têm agendado um briefing, seguido de um cocktail de boas-vindas no Jardim do Centro Municipal da Cultura, oferecido pela Câmara Municipal de Ponta Delgada. O encontro está marcado para as 18h30m.
Amanhã, 28 de Julho, os 19 veleiros inscritos na 22ª edição da Regata da Autonomia partem rumo a Angra do Heroísmo, ilha Terceira, naquela que é a mais longa etapa da competição, com 92 milhas.

Sem comentários: