sábado, 31 de julho de 2010

Atlantis Cup 2010 - terceira e última etapa


Frota a caminho do Faial
A terceira e última etapa da Atlantis Cup arrancou esta manhã. Tacticamente exigente, a perna entre Angra do Heroísmo e Faial é decisiva para grande parte dos velejadores.

Os velejadores da 22ª edição da Regata da Autonomia já estão a caminho da Horta. O sinal de largada em Angra do Heroísmo soou pouco depois das 11 da manhã. Uma largada limpa, com vento de 10 nós.
O primeiro barco a rondar a baliza de desmarque foi o Açor, de João Leal, tal como aconteceu nas duas pernas anteriores. O skipper do Açor conta este ano com a experiência do leme do Bigamist 7 (Afonso Domingos) para conseguir vencer a Regata da Autonomia. O Quero-Quero, do madeirense Rui São Marcos, foi o segundo a rondar a bóia.
As tripulações têm pela frente 68 milhas náuticas, nesta que é a terceira e última etapa da competição. A perna entre as cidades de Angra do Heroísmo e Horta é a mais técnica de toda a regata, permitindo aos velejadores 3 opções de rumo.
“Agora vou arriscar tudo e fazer tudo ao contrário. Se os meus adversários forem pelo canal Pico/São Jorge, eu vou pelo Sul ou pelo Norte, se eles forem pelo Norte vou pelo Sul, enfim não tenho nada a perder.”, diz Carlos Araújo do Wind I.
As previsões apontam para uma subida do vento nas próximas horas, o que pode acelerar a viagem até ao Faial, onde está montada a linha de chegada.
Ontem, dia 30, enquanto se preparavam para a última regata, os velejadores tiveram direito a um cocktail à beira-mar. Uma oferta da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo que fez questão de assinalar a passagem da prova pela ilha.
A Atlantis Cup 2010 teve início no dia 26 de Julho, com a primeira etapa entre Santa Maria e São Miguel, ilha da qual partiu a segunda perna dia 28 de Julho às 11 horas, com destino à Terceira, de onde partiu hoje a frota.

Texto: Fúlvia Almeida

Foto: Rui Costa

Sem comentários: