segunda-feira, 26 de julho de 2010

Atlantis Cup 2010 já arrancou




Situada no extremo sudeste do arquipélago dos Açores, a ilha de Santa Maria foi, pelo segundo ano consecutivo, o ponto de partida da Atlantis Cup.
Esta Segunda-feira, dia 26 de Julho, 18 barcos deixaram a marina de Vila do Porto e rumaram a Ponta Delgada, dispostos a cumprir a primeira das três etapas da prova. À hora da largada o vento era instavél e rondava os 7 nós. O primeiro veleiro a rondar a bóia de desmarque foi o Açor de João Leal, um dos barcos mais velozes da competição.
Esta perna, que liga Santa Maria a São Miguel, tem um total de 55 milhas. Ao contrário do ano passado o percurso não inclui a rondagem ao ilhéu de Vila Franca do Campo. Para os velejadores esta decisão torna o trajecto mais seguro.
Com as previsões a apontarem para vento fraco ao longo da tarde as primeiras embarcações deverão cortar a linha de chegada hoje ao pôr-do-sol. No entanto grande parte da frota chegará a São Miguel de madrugada.

Nesta 22ª edição da Regata da Autonomia estão inscritas 19 tripulações, entre as quais 16 provenientes de diversas ilhas açorianas, 1 do arquipélago da Madeira e 2 do Continente. Catorze (14) barcos correm na classe ORC e 5 em Open (classe que não está sujeita aos ratings).
A segunda etapa desta competição tem início marcado para o próximo dia 28 e liga Ponta Delgada a Angra do Heroísmo, na Ilha Terceira. A última etapa, entre Angra do Heroísmo e Horta, arranca a 31 de Julho. A prova termina a 1 de Agosto no Faial.
A Atlantis Cup realiza-se desde 1987 e é uma das mais importantes competições oceânicas a nível nacional. Com um novo figurino desde 2009, a Regata passa actualmente por 4 ilhas: Santa Maria, São Miguel, Terceira e Faial. Distinta das demais, a Atlantis Cup alia momentos de competição ao prazer de velejar em pleno Oceano Atlântico.

A organização da Atalntis Cup – Regata da Autonomia pertence ao Clube Naval da Horta, que conta com diversos apoios: Secretaria Regional de Economia, Direcção Regional de Turismo, Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, Clube Naval de Ponta Delgada, Angra Iate Clube, Clube Naval de Vila do Porto, Câmara Municipal da Ponta Delgada, Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, Câmara Municipal da Horta, Câmara Municipal de Vila do Porto, Administração dos Portos de São Miguel e Santa Maria, S.A., Administração dos Portos da Terceira e Graciosa, S.A., Administração dos Portos do Triângulo e Grupo Ocidental, S.A. e Capitanias do Porto de São Miguel, Terceira e Horta.

Lista de Embarcações Inscritas na Atlantis Cup 2010
 

Classe ORC2:
Açor, de João Leal
X Cape, Luís Quintino
Bião II, Pedro Cunha
Quero-Quero, Rui São Marcos
Wind I, Carlos Araújo
 

ORC3:
Air Mail, Luís Decq Mota
Avé Maria, Jorge Silva
Exocet, Filipe Rodrigues
Bóreas, Luís Paulo Morais
Mariazinha, Manuel Nunes

ORC4

Celtic Dream, João Reis
5 Estrelas, José Serra
Fun-Tastic, José Correia
Pollux, Luís Silveira
 

OPEN
Soraya, Frederico Rodrigues
Ilha da Ventura, Carlos Garcia
Alegro Vivace, Duarte Barcelos
Lady Bug, Hélio Sousa
Le Aum, José Teixeira

Texto: Fúlvia Almeida – Mar de Histórias
Fotos: Vítor Mota

Sem comentários: