quinta-feira, 29 de julho de 2010

Atlantis Cup 2010 - 2ª Etapa

Nesta segunda etapa a maior surpresa está a bordo do Açor. O velejador olímpico Afonso Domingos integra a tripulação de João Leal.
Texto: Fúlvia Almeida – Mar de Histórias
Foto: Rui Costa

Afonso Domingos chegou a Ponta Delgada esta Terça-feira, dia 27, disposto a cumprir um antigo sonho: participar na Atlantis Cup. Filho de pai açoriano, o leme do Bigamist – único barco português na classe TP52 - integra a partir de hoje a tripulação liderada pelo skipper João Leal. Um reforço de peso para o Açor que promete uma grande prestação até ao final da regata.

A segunda etapa da Atlantis Cup arrancou esta manhã de Ponta Delgada e só termina na cidade de Angra do Heroísmo, na ilha Terceira. Com 92 milhas para completar, a frota largou com vento de 14 nós. O primeiro barco a rondar a baliza de desmarque foi o Açor, com Afonso Domingos ao leme.
Nesta perna, uma das zonas mais complicadas para os velejadores é a Ponta da Ferraria, local habitualmente sem vento, onde um pequeno erro táctico pode significar um atraso difícil de compensar.
No dia 31 de Julho, os 18 barcos actualmente em prova partem para a cidade da Horta, no Faial, ilha onde termina a 22ª edição da Regata da Autonomia.

Organizada pelo Clube Naval da Horta, a Atlantis Cup rompe o mar açoriano desde 1987, sendo uma das mais importantes regatas oceânicas do nosso país.


Sem comentários: