segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

38º Torneio Internacional de Vela do Carnaval

DR / Neuza Pereira


BOAS PRESTAÇÕES DOS VELEJADORES COM ASPIRAÇÕES A LONDRES 2012

O vento demorou a aparecer no segundo dia de regatas do 38º Torneio Internacional de Vela do Carnaval e quando finalmente permitiu as primeiras largadas, ao largo de Vilamoura, soprou de forma instável. Mas acabou por estabilizar e permitir um bom dia de vela.

Na frota de Laser Standard Gustavo Lima mantém o ritmo feroz arrancando a vitória nas duas únicas regatas que se cumpriram. O atleta olímpico continua a sua readaptação ao Laser Standard, naquele que é o seu «plano B» tendo em vista Londres 2012 mas no seu encalce tem Rui Silveira, do Clube Naval da Horta, que luta também pelo lugar nos Jogos Olímpicos.

O velejador açoriano reconhece a maior experiência do seu adversário, apesar de manter ainda o sonho olímpico. «Eu tenho-me batido aqui com o Gustavo mas ele tem maior experiência e em algumas situações consegue ganhar pequenas vantagens que se traduzem no ganhar das regatas. Neste momento, quero seguir um caminho de progressão e se não estiver em Londres espero estar no Rio e lutar por um bom resultado», afirmou Rui Silveira.


Em Laser Radial Pedro Roque do Clube Naval de Portimão mantém a liderança seguido por Duarte Monteiro do Sport Algés e Dafundo e Miguel Gomes do Clube Naval de Sesimbra. Sara Carmo, que qualificou a classe para Londres 2012, está na 4ª posição da geral e cheia de confiança para o percurso que está a fazer tendo em vista os Jogos Olímpicos deste ano. «Estou confiante porque estou a treinar bastante, inclusive com outras velejadoras internacionais e penso que estou em vantagem em relação às minhas adversárias porque tenho mais experiência em provas internacionais e mesmo nas regatas realizadas a nível nacional tenho conseguido os melhores resultados», explicou a velejadora.

No campeonato ibérico de 420, prova integrada no programa do Torneio de Carnaval, a dupla Gonçalo Pires e Nuno Bajanca do Clube de Vela de Lagos, que esteve nos Jogos Olímpicos da Juventude em 2010 em Singapura, assumiu o 1º lugar da geral. Na 2ª posição estão os espanhóis do Clube Nautic El Masnou Santiago Mas Depares e Jaime Menescal seguidos por João Villas-Boas e Tomás Camelo da Associação Naval de Lisboa, que perderam a liderança.

Nos Optimist, a maior frota de toda a prova, 2 velejadores algarvios ocupam os primeiros lugares em juvenis. Martim Sancho do Ginásio Clube Naval de Faro é o novo líder, seguido por Tiago Serra do Clube de Vela de Lagos. A espanhola Manuela Huidobro, do Clube de Málaga, ocupa o 3º posto. Os velejadores de Malága e Punta Umbria dominam por completo o topo da tabela desta classe em infantis. Adolfo Villal, José Toronso e Jaime Benthem são os 3 primeiros classificados.

Uma das estrelas presentes nesta imensa frota é Hugo Rocha, o velejador algarvio que em 1996, nos Jogos Olímpicos de Atlanta, fez içar a bandeira portuguesa ao conquistar a medalha de bronze na classe 420. Em Vilamoura o atleta olímpico faz dupla com o proa espanhol Chencho, em Snipe, uma classe em que já não andava há mais de 20 anos. Atualmente com 39 anos, o atleta português vive e trabalha em Barcelona mas não perde a ligação à vela do seu país. Há uma década que não estava presente no Torneio de Carnaval de Vilamoura mas afirma que «guarda as melhores recordações» desta prova e que tem sido «uma excelente oportunidade para rever velhos amigos». A dupla ibérica lidera a classe snipe desde o início.

Amanhã realiza-se o 3º e último dia de provas daquela que é considerada a maior prova de vela ligeira que se realiza regularmente em solo nacional. O 38º Torneio Internacional de Vela do Carnaval é organizado pelo CIMAV, tem o patrocínio da Lusort, Marina de Vilamoura, D. Pedro Hotels, Inframoura, Câmara Municipal de Loulé, Associação de Turismo do Algarve e conta ainda com o apoio da Federação Portuguesa de Vela.




Classifcações:

OPTMIST INFANTIL

Adolfo Villal R.C.M.Málaga

José Toronso R.C.M.T.Punta Umbria

Jaime Benthem R.C.M.Málaga




OPTIMIST JUVENIS

Martim Sancho G.C.N.Faro

Tiago Serra C.V.Lagos

Manuela Huidobro R.C.M.Málaga


420


Gonçalo Pires/Nuno Bajanca CVLagos


Santiago Mas Depares/Jaime Menescal CNEL Masnou


João Villlas-Boas/Tomás Camelo ANLisboa




LASER 4.7


Pedro Costa Cn Portimão


António Coronilla CNEl Trocadero


Raul Sanchez Lago CNSevilla







LASER RADIAL


Pedro Roque CNPortimão


Duarte Monteiro S Algés e Dafundo


Miguel Gomes CNSesimbra







LASER STANDARD


Gustavo Lima CNCascais


Rui Silveira C.N.Horta


Eduardo Aires Marques C.D.Paço D Arcos


DART


Nuno Rocha/Dário Rodrigues GNOlhão


João Miguel Galvão/Inês Galvão GCNFaro


Francisco Melo/António Jesuíno CIMAV




SNIPE


Hugo Rocha/Chencho CN Cambrils


Paulo Sana/Henrique Sintra MYCAlbufeira


Pedro Cunha/Miguel Leal de Faria Cdom Pedro




FORMULA WINDSURFING



Miguel Martinho CNPortimão


Luís Fonseca CNPortimão


Vasco Chaveca CNPortimão




F18

António Dsantos/Fernando Faneco CVSado

Luis Santos/Pedro Martins CVSado

Ricardo Oliveira/Tiago Leal CNFunchal


Fonte: Press Office CIMAV

Sem comentários: