segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

João Rodrigues e Nuno Barreto abrem a Semana Olímpica



Cerimónia na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP) e 5 modalidades em destaca no dia inaugural

Começou hoje na FADEUP a 5ª edição da Semana Olímpica, o maior evento de promoção do Olimpismo em Portugal. 150 crianças em idade escolar assistiram à cerimonia da abertura do evento, durante a qual João Rodrigues acendeu a Pira Olímpica com um dos participantes. O velejador, atleta português com maior número de participações em Jogos Olímpicos (6 ao todo) é padrinho do evento. “Tomára eu poder ter ido a um evento destes quando estava a iniciar a prática desportiva”, disse João Rodrigues, aconselhando ainda os participantes a “escolherem uma modalidade e que a amem com todas as suas forças, já será meio caminho andado para a atingirem a excelência”

Durante a cerimónia, Nuno Barreto (Vela, medalha de Bronze em Atlanta 1996), Presidente da Comissão de Atletas Olímpicos (CAO) destacou a receptividade sentida pela Semana Olímpica no Porto “tanto a nível da FADEUP, que nos deu todas as condições para realizarmos o evento, como a nível das escolas, que aderiram em massa. Estamos muito satisfeitos também com o grande número de federações, que aceitaram o desafio de vir aqui mostrar as suas respectivas modalidades”

O programa da Semana Olímpica começou logo depois da cerimónia. Ao longo do dia, que só terminou às 16h30, os participantes tiveram oportunidade de practicar Andebol, Atletismo, Judo, Esgrima e Taekwondo, enquadrados pelas respectivas federações. Durante o dia, os atletas Susana Feitor e Fernanda Ribeiro (Atletismo), Carlos Resende e Eduardo Filipe (Andebol), Manuel Campos (Ginástica), Beatriz Gomes (Canoagem) e Mariana Lobato (Vela) estiveram presentes.

A Semana Olímpica prossegue amanhã com Andebol, Canoagem, Golfe, Hóquei, e Taekwondo. Os atletas Nuno Barreto, Mariana Lobato e João Rodrigues (Vela), e Susana Feitor (Atlétismo) já confirmaram presença.

A FADEUP cedeu as suas instalações desportivas para a realização da Semana Olímpica. Os participantes poderão praticar um total de 15 modalidades. Para tal, a FADEUP dispõe de instalações desportivas que incluem pavilhões multidesportivos, um centro de treino de ginástica e uma piscina, entre outros.

Esperam-se cerca de 2000 alunos na FADEUP ao longo da Semana Olímpica.

Fonte: COP

Sem comentários: