quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Terceiro dia da Semana Olímpica com 7 modalidades


Depois do Golfe, Rugby estreia-se na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP)

A quinta edição da Semana Olímpica continua na FADEUP. No terceiro dia do evento, os participantes praticaram Canoagem, Ginástica, Esgrima, Hóquei, Boxe, Natação e Rugby. Os participantes, alunos de escolas do Grande Porto, têm a oportunidade de experimentar diferentes modalidades Olímpicas ao longo da semana, enquadrados pelas respectivas federações e os seus atletas.


Durante o dia, os atletas Susana Feitor (Atletismo), Nuno Barreto e Mariana Lobato (Vela), Simão Morgado e Adriano Moniz (Natação), Martim Bettencourt (Selecção Nacional de Rugby) estiveram presentes.

O Rugby, que fez parte do programa em quatro edições dos Jogos Olímpicos (1900, 1908, 1920, 1924) retornará ao programa dos Jogos Olímpicos do Rio 2016, na forma de Rugby Sevens, que conta com equipas de sete jogadores ao invés dos quinze habituais.

Sendo esta a primeira edição da Semana Olímpica no fora de Lisboa, para Simão Morgado (Natação) o evento é “um exemplo a seguir pelas diversas entidades desportivas nacionais, pois é importante levar o olimpismo e o desporto a todos os pontos do país, sendo pertinente a descentralização desta iniciativa”

Segundo Martim Bettencourt (Rugby), “Para o Rugby é muito importante este integrar o programa olímpico, pois servirá de alavancagem para o desporto, trazendo uma maior aposta na modalidade e o aumento de patrocinadores para a mesma”. Já no que toca à presença dos Lobos no Rio 2016, mostrou-se cauteloso: “Estar nos Jogos Olímpicos do Rio é o meu sonho neste momento. No entanto a qualificação será complicada, principalmente para as seleções europeias, uma vez que só existem 11 vagas a nível mundial. No entanto, tudo farei para estar presente no Rio”.

A Semana Olímpica prossegue amanhã com, Ginástica, Ténis, Ténias de mesa, Voleibol, Natação e Boxe. Os atletas Fernando Pimenta e Emanuel Silva (Canoagem, Medalha de Prata em Londres 2012), Miguel Maia e João Brenha (Vólei de praia), Vanessa Fernandes (Triatlo, Medalha de Prata em Pequim 2008) e Mariana Lobato (Vela) já confirmaram presença durante o dia.

A FADEUP cedeu as suas instalações desportivas para a realização da Semana Olímpica. Os participantes poderão praticar um total de 15 modalidades. Para tal, a FADEUP dispõe de instalações desportivas que incluem pavilhões multidesportivos, um centro de treino de ginástica e uma piscina, entre outros.

Esperam-se cerca de 2000 alunos na FADEUP ao longo da Semana Olímpica. 


Fonte: COP 

Sem comentários: