segunda-feira, 24 de junho de 2013

Dia Olímpico 2013



O Dia Olímpico, que anualmente é celebrado em mais de 150 países em todo o mundo no dia 23 de junho, teve hoje em Guimarães a sua festa. Um dia mais tarde devido à parceria criada entre o Comité Olímpico de Portugal e Guimarães - Cidade Europeia do Desporto. O Dia Olímpico consistiu num Passeio de Bicicleta que envolveu mais de um milhar de pessoas, que ao longo de alguns quilómetros pedalaram pela cidade berço de Portugal.

À partida, o Presidente do Comité Olímpico de Portugal, José Manuel Constantino, leu para todos os participantes, a mensagem enviada pelo Presidente do Comité Olímpico Internacional onde se exultava o carácter universal do Olimpismo. "É uma celebração abrangente que atrai participantes independentemente da idade, género ou aptidão para o Desporto. É um dia que oferece os valores do Olimpismo e a alegria do Desporto às comunidades de todo o Mundo. É, também, uma grande oportunidade para envolver a juventude no Desporto. Esta é a beleza do Dia Olímpico - não importa a forma como é celebrado desde que ajude as pessoas a moverem-se, a aprenderem ou a descobrirem através do Desporto".

A iniciativa contou ainda com a promoção da ACM - Associação de Ciclismo do Minho, uma vez que este passeio de bicicleta é já uma tradição que marca o dia 24 de junho, feriado municipal em Guimarães e que comemora a Batalha de S. Mamede, que ficou na história como a primeira tarde portuguesa. Esta corrida "Dia Um de Portugal" teve partida do Estádio D. Afonso Henriques, e este ano celebrou também o Dia Olímpico.

No final, o Comité Olímpico de Portugal procedeu à entrega de um diploma do Dia Olímpico a cada um dos participantes.
 
Fonte: COP

Sem comentários: