quarta-feira, 5 de abril de 2023

Nova vitória alimenta sonho da final do Campeonato para Arcos

O C.R. Arcos de Valdevez voltou a ganhar este sábado em casa, perante o líder isolado da classificação, o R.C. Caldas, por 28-26

Num estádio quase cheio, os homens de Arcos de Valdevez não entraram da melhor forma. Pelo contrário, foram os visitantes que se impuseram, mostrando que não era à toa que estavam com seis pontos de vantagem sobre o segundo classificado. Apresentando-se muito fortes no confronto físico, com várias sequências de jogo e perfurações constantes, não era surpresa ver a quinze minutos da primeira parte que os homens do Oeste se impunham com dois ensaios marcados sem resposta (0-14). Com efeito, só depois é que os da casa acordaram, com duas perfurações bem sucedidas, marcando aos 18 minutos o seu primeiro ensaio (5-14). A partir desse momento, instalaram-se de armas e bagagens no meio adversário, mas sem conseguir marcar ensaios perante a bem organizada defesa do adversário. Contudo, a pressão ia dando frutos, pois obrigava o Caldas a cometer erros e faltas, que os arcuenses converteram duas vezes através de penalidades, ficando o resultado em 11-14 ao intervalo.

Na segunda parte, o jogo começou de forma menos fluida. A intensidade dos duelos individuais foi provocando algum desequilíbrio no jogo, que se via com a amostragem de cartões amarelos, cada um correspondente a dez minutos de suspensão. No entanto, mesmo em inferioridade numérica, a equipa da casa ia tentando desorganizar os homens das Caldas com movimentações rápidas dos seus três-quartos, que lograram um ensaio transformado aos 10 minutos (16-14). Em menos de oito minutos, o Caldas fazia prova da sua eficácia com novo ensaio e nova reviravolta no resultado (18-21) e nos nove minutos, outro ensaio de confirmação (18-26).

Ainda faltava tempo para jogar, mas a balança estava claramente do lado dos visitantes, muito mais fortes na formação ordenada e consistentes na sua manobra defensiva e ofensiva. No entanto, foi-se notando algum desgaste nas suas unidades-chave, ao mesmo tempo que o C.R. Arcos de Valdevez ia refrescando de forma bem sucedida a equipa com substituições que lhe permitiam manter a intensidade do seu jogo. Assim, depois de dez minutos de muita luta, consegue três pontos com a conversão de uma penalidade e a aproximação no marcador (21-26), e a cinco minutos do final, averba o tão desejado ensaio transformado que permitiu a vitória final (28-26). No final, ganhou a equipa mais constante e que melhor soube gerir as adversidades do jogo.

Com este resultado, são quatro as equipas que estão na luta pelos dois lugares que dão acesso à final do campeonato: Caldas (23 pontos), Montemor (20), Arcos de Valdevez e Montemor (18).

No próximo jogo, a 17 de abril, os minhotos vão deslocar-se a Santarém, num desafio importante para saber quem se mantém na corrida para o acesso à final.

Fonte : CRAV


Sem comentários: