segunda-feira, 3 de abril de 2023

CRAV vence final da Taça de Portugal Rugby Feminina


No passado sábado, dia 1 de Abril, a equipa  conjunta do Clube de Rugby de Arcos de Valdevez e do Sport C.P. deslocou-se a Coimbra para disputar a final da Taça de Portugal.

Depois de ter sido eliminada na Meia-Final do Campeonato Nacional pelo Sporting C.P., que acabou por se sagrar Campeão Nacional, a equipa do Norte conseguiu o apuramento para a Final da Taça de Portugal, onde voltaria a defrontar as destemidas Leoas. Apesar de o Sporting ser a equipa favorita à vitória, as Nortenhas não se sentiram intimidadas uma vez que esta época já tinham vencido um encontro frente às campeãs nacionais, na fase regular do campeonato. Assim, sempre acreditando que era possível alcançar este troféu, as jogadoras do Sport/CRAV entraram em campo com a garra e concentração necessárias para fazer a diferença no resultado final.

Num jogo muito disputado, do primeiro ao último minuto, foi a equipa do Norte que saiu vitoriosa com o resultado de 15-14 e acabou por trazer a Taça de Portugal consigo, após 5 anos de hegemonia.

Uma parceria que começa a dar frutos

A parceria entre as equipas femininas do Clube de Rugby de Arcos de Valdevez e do Sport Rugby do Sport Clube do Porto teve início a meio da época 2021/2022, quando um grupo de atletas sénior do CRAV com grande ambição desportiva integrou a equipa do Porto na disputa do Campeonato Nacional Feminino, na Divisão de Honra. 

A experiência positiva levou as equipas a se inscreverem na presente época como equipa conjunta com o nome Sport/CRAV, também conhecidas como Hélis. Ao longo da época, a  equipa foi crescendo, apesar de muitos contratempos (lesões) e sempre acreditou que era possível alcançar grandes feitos no Rugby a nível Nacional. Na opinião da treinadora Isabel Leite "Estes dois Clubes são o sinónimo perfeito de parceria: trabalho conjunto, ajuda mútua, sacrifícios, comunicação total, preocupação redobrada. Cada elo tinha em mente o mesmo objetivo: o incremento do rugby feminino para estes Clubes que tanto têm para dar ao Rugby Português.

A responsabilidade também foi conjunta, cada Clube teve obrigações reais, compromissos assumidos. Cada uma de nós sabia o seu papel e sabia onde melhor poderia ajudar esta equipa a crescer. E quando todos trabalhamos de igual modo, as flores crescem e dão frutos."

 Após a conquista do 3° lugar no Campeonato Nacional de Rugby feminino, é na Taça de Portugal que a parceria começa a dar os seus verdadeiros frutos, numa conquista muito importante para o rugby feminino do norte de Portugal.  "A conquista da Taça de Portugal foi o culminar de uma época, de meses intensos de muito trabalho e de muitos obstáculos ultrapassados! A conquista da Taça foi alcançada após a conquista de enormes pequenos feitos: a logística, o transporte, a distância, os equipamentos, os custos. Todos estes obstáculos foram ultrapassados com o maior sucesso, sendo a Taça a realização perfeita de todo o trabalho imposto.", acrescenta a treinadora.

Sem comentários: