quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Campeonato Mundial de Judo Juniores - Liubliana



De 23 a 27 de Outubro, decorre em Liubliana, na Eslovénia, o Campeonato Mundial de Juniores, no Sports Hall Stozice. A Seleção Portuguesa é representada por 2 atletas, a judoca Joana Diogo (-48 Kg) e Nuno Saraiva (-73 Kg), acompanhados pelo treinador João Neto.

Esta competição cumpre-se um mês depois do Europeu, realizado em Sarajevo, onde os atletas portugueses tiveram uma boa performance, conquistando uma medalha de bronze por Nuno Saraiva, sendo o melhor resultado da comitiva. Por seu lado, a judoca Joana Diogo, presente no Mundial, alcançou o 9º lugar no Europeu, um resultado que não espelha o talento e a qualidade da atleta nacional, que este ano já venceu o Torneio de Lyon, a prova mais forte da categoria, perspetivando uma boa competição à seleção portuguesa.

Nuno Saraiva repete a presença nesta competição, depois de ter combatido, na África do Sul, na Cidade do Cabo, em 2011. Joana Diogo é a estreante da comitiva portuguesa, no Campeonato do Mundo. Célio Dias, Eduardo Silva e Luís Mendes, são os grandes ausentes da Seleção Nacional Portuguesa.

Para Rui Vieira – Diretor Técnico Nacional da FPJ

“A Seleção Nacional Portuguesa, previamente escalonada, para o Mundial de Juniores, sofreu um revés enorme, na preparação da competição. Dos 5 atletas com mínimos de participação, apenas participam 2. Célio Dias, Luis Mendes e Eduardo Silva não vão participar por lesão, sendo os grandes ausentes da comitiva portuguesa."


A jovem judoca Joana Diogo (-48kg) disse " está a ter uma época repleta de êxitos, alcançando um resultado brilhante (1ªClassificada), na Taça da Europa de Lyon, a mais forte prova do circuito internacional de juniores. No Campeonato da Europa, a competição não lhe correu bem, sofreu uma derrota, no seu combate inaugural, não indo além do 9º lugar final. Estamos expectantes, em relação á prestação desta atleta na competição, depositando confiança no trabalho da nossa judoca.
Nuno Saraiva (-73kg) está em grande forma, tendo alcançado a medalha de Bronze no Campeonato da Europa de Juniores, em Sarajevo, à 1 mês. O Mundial é uma competição diferente, bastante competitiva, contando com atletas, muito fortes de países, de outros continentes, como o caso do Japão, Coreia e Brasil. Estamos confiantes, pois o Nuno está muito bem preparado. O objetivo primordial é alcançar o grupo dos finalistas (7 primeiros lugares), mas o desejo das medalhas é uma oportunidade, em que acreditamos.”


Joana Diogo estreia-se logo mais com a americana Summer Truong, no Campeonato do Mundo de Juniores.

A atleta portuguesa está na Pool A, onde se encontra uma das favoritas às medalhas, nesta categoria, Gabriela Chibana, a judoca brasileira é cabeça de série, ficando isenta na primeira ronda, estando à espera do vencedor do combate entre a portuguesa e a americana. A atleta portuguesa já encontrou a brasileira, na Taça da Europa, em Coimbra, cedendo nas meias-finais.
Nuno Saraiva (-73 Kg), por sua vez entra no tatami, na próxima quinta-feira, dia 24 de Outubro, enfrentando o judoca romeno Vlad Visan. Obtendo bons resultados recentemente, o atleta português, à imagem de Joana Diogo, teve um sorteio complicado para o Mundial, porque ao passar a primeira ronda, o judoca nacional, enfrenta o Campeão Europeu Júnior, coroado em Sarajevo, o grego Roman Moustopoulos. Estes dois atletas encontraram-se nos Quartos de Final do Europeu, saindo o grego como vencedor do combate.

Portugal inicia a sua participação, com a judoca Joana Diogo (-48 Kg), esta quarta-feira, dia 23 de Outubro, pelas 10H00 (9H00 em Portugal).

Dia 23 de Outubro:

-48 Kg: Joana Diogo (POR) / Summer Truong (USA)

Dia 24 de Outubro:

-73 Kg: Nuno Saraiva (POR) / Vlad Visan (ROU)


Fonte : Ana Lima Comunicação

Sem comentários: