quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Campeonato da Europa sub-19 e Apuramento para o Campeonato Europeu de Elite sub-18



A Federação Portuguesa de Rugby apresentou esta Terça-feira, os dois torneios que em conjunto com FIRA – Associação Europeia de Rugby vai organizar no Estádio do Jamor.

As provas - Campeonato da Europa sub-19 e o Apuramento para o Campeonato Europeu de Elite sub-18, decorrem de 27 de outubro a 3 de novembro nos campos do Complexo desportivo do Estádio do Jamor, em Oeiras.

No Campeonato da Europa sub-19 participam as selecções de Portugal, Espanha, Geórgia, Roménia, Bélgica e Rússia, enquanto nos sub-18 há quatro equipas à procura de um lugar no grupo Elite: Portugal, Geórgia, Bélgica e Alemanha.

A competição arranca no sábado, pelas 11h com o jogo dos sub-18 entre a Geórgia e a Alemanha, no Campo A; seguindo-se, às 13h, o primeiro jogo dos sub-19 entre A Geórgia e a Espanha, no Campo A. A selecção portuguesa de sub-18 joga às 15h contra a Bélgica, no Campo de Honra e pelas 17h jogam os sub-19 jogarem com a Rússia também no Campo de Honra.

© JCSERV 2012 / JCMYRO
O presidente da FPR , Carlos Amado da Silva, salientou ser este o terceiro grande evento internacional da modalidade este ano em Portugal, sendo sempre elaborados com saldo final positivo pata a federação, o investimento feito tem sempre retorno superior.

“...Foi feito um bom trabalho com a prata da casa, alguns voluntários e com os nossos parceiros para conseguir trazer esta competição para Portugal” disse Carlos Amado Silva que fez um agradecimento especial ao clube de rugby de Cascais pelo seu importante apoio nesta fase de lançamento das provas. Em relação às expectativas para as nossas cores disse “ Os sub-19 têm uma equipa muito forte e temos hipótese de conseguir um bom lugar. Nos sub-18, se tudo correr bem estaremos no grupo de elite, o que para nós é muito importante.”

© JCSERV 2012 / JCMYRO
O responsável da coordenação dos eventos pela FPR é o seu vice-presidente Eng. Pedro Ribeiro, que demonstra nesta conferencia de imprensa ter sido tudo feito para que a partir de sábado tudo corra bem, desde as instalações, aos acessos e alojamentos das equipas passando pela recepção aos árbitros , comissários e director dos torneios, tudo foi tratado ao detalhe, “A FPR é responsável por toda a organização logística e promocional. Temos tido muita ajuda e muito trabalho e esperamos que tudo corra bem, tanto da nossa parte, como da parte das equipas.” disse o vice da FPR.

Presentes na conferencia os capitães da selecção de sub-19 e sub-18, Vasco Fragoso Mendes e Afonso Maló Franco, mostraram confiança no desempenho das equipas e acreditam que pode ser um factor positivo a acrescentar a outros o de jogarem perante o publico nacional no Jamor.


© JCSERV 2012 / JCMYRO
Afonso Maló Franco, Capitão da Seleção Nacional de sub-18, “Sabemos que é um objectivo ambicioso conseguir ganhar o título e a qualificação mas estamos lá para tentar tudo para que isso aconteça...é bom jogar em casa e não me sinto mais pressionado por isso, pelo contrário, vejo as pessoas da bancada como mais um jogador.” 








 
© JCSERV 2012 / JCMYRO
Capitão da Selecção Nacional de sub-19 ,Vasco Fragoso Mendes, aposta no primeiro lugar: “No nosso caso só o primeiro lugar serve. Vamos fazer o nosso melhor para conseguirmos o título de campeões europeus. Quanto a jogarmos em Portugal penso que é um factor que nos vai ajudar. Temos de nos abstrair das distracções que podem existir nas bancadas mas é sem dúvida um apoio extra.”








© JCSERV 2012 / JCMYRO

Responsável pela área desportiva, Professor Henrique Garcia, salienta a importância destas competições no Rugby nacional:

“Estas competições são muito importantes para o futuro do Rugby nacional. Os sub-19 vão encontrar equipas muito fortes, todas com o mesmo objectivo: ganhar o campeonato. Para os sub-18 também vai ser importante porque vão lutar para o apuramento para o campeonato europeu de elite, o que é um privilégio para qualquer equipa.”

Sem comentários: