terça-feira, 16 de outubro de 2012

Escola de Judo Ana Hormigo representada em Vigo (Espanha), Abu Dhabi (E. A.Unidos) e Sabugal





Em Espanha, Beatriz e Inês brilham

No passado fim-de-semana a escola da atleta olímpica albicastrense, Ana Hormigo, esteve envolvida em várias atividades nacionais e internacionais com diferentes escalões etários.

Em Espanha, Inês Ascenção e Beatriz milheiro participaram pela seleção nacional no XVII Gran Premio Internacional “Ciudad de Vigo” para atletas Sub 16, realizado no passado feriado espanhol (12 de outubro). Beatriz Milheiro alcançou brilhantemente a medalha de bronze após ter disputado 3 combates. A judoca de 15 anos ficou isenta na primeira ronda e na segunda cedeu apenas no ponto de ouro (período de desempate) frente à adversária da Alemanha. Na repescagem a albicastrense foi imbatível até alcançar o 3º lugar, vencendo dois combates nesta fase. Também em grande plano esteve a judoca Inês Ascenção, campeã nacional de juvenis, ao alcançar um honroso 7º lugar numa categoria (-52 kg) bastante competitiva com 33 atletas. A albicastrense de apenas 14 anos começou logo com uma vitória pela pontuação máxima, no entanto na 2ª ronda acabou por ceder por castigos. Também na fase de repescagem a judoca venceu um combate, mas acabou por ceder no combate seguinte que lhe daria acesso às medalhas.

As duas judocas de Castelo Branco tiveram ainda a oportunidade de estagiar no dia seguinte com os restantes colegas de equipa, de forma a dar os primeiros passos internacionais ao serviço da seleção, a qual as convocou pelo mérito que apresentaram nos campeonatos nacionais dos seus escalões.

Na prova e no estágio internacionais estiveram presentes 180 atletas de 5 países europeus (Portugal, Espanha, Itália, Alemanha e Suécia).

Ricardo Louro, único português no Grand Prix de Abu Dhabi

No sábado foi a vez do judoca Sub 23, Ricardo Louro participar numa das provas mais conceituadas do circuito mundial, o Grand Prix de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. O judoca albicastrense não teve muita sorte ao ser afastado no seu primeiro combate contra o atleta georgiano Zviad GOGOTCHURI na categoria de -90 Kg. É de salientar que Ricardo Louro foi o único português a participar nesta prova, tendo também sido a sua estreia internacional na nova categoria de peso, pois recorde-se que o atleta da Escola de Judo Ana Hormigo participava no escalão superior de -100 Kg.

Importa também referir que nestas provas internacionais de alto nível não existe qualquer sistema de repescagem, o que torna a competição mais delicada para atletas não tão experientes como o jovem judoca Ricardo.

 
 
Judoquinhas de ouro no Torneio do Sabugal

Ainda no sábado, os judocas mais novos dos escalões benjamins a iniciados (dos 6 aos 12 anos) representaram o emblema da Escola de Judo Ana Hormigo no IX Torneio Cidade do Sabugal, organizado pela secção do Sporting Clube de Sabugal. Tal como na edição anterior, a Escola de Judo Ana Hormigo foi o clube mais representativo em terras da Beira Alta, com uma equipa constituída por 43 atletas acompanhados pelos treinadores Ana Hormigo e Abel Louro. Numa competição onde estiveram 104 participantes de diversos clubes nacionais e onde o lema é “um Pódio para todos”, os judocas demonstraram fibra de pequenos campeões ao alcançar 16 medalhas de ouro (1º lugar), 12 medalhas de prata (2º lugar) e 15 de bronze (3º lugar) num total de 27 grupos formados.

“O espírito de equipa foi sempre o mais promovido durante o torneio e todos os judocas deste projeto demonstraram saber ganhar com humildade e saber perder com respeito”, salientam com orgulho os treinadores Abel Louro e Ana Hormigo.


Fonte : EJAH






Sem comentários: