terça-feira, 12 de junho de 2012

Franck Cammas discute primeira posição ao largo dos Açores

All rights reserved - Carlos Palma - Celta Images
O veleiro da Groupama 4, aproxima-se cada vez mais da ilha de São Miguel, nos Açores, para seguir rumo a Lorient, a uma velocidade de 8 milhas e ladeado pelo seu adversário direto o veleiro Telefónica.

A disputa está a ser intensa entre Franck Cammas e o seu adversário mais direto, Iker Martinez da Telefonica tendo apenas 0.2 milhas a separá-los.

O vento está a ajudar e as embarcações encontram-se a sensivelmente 150 milhas do ponto de viragem para rumar a águas francesas.

“Passámos ontem num dos pontos mais desconfortáveis da vela - 80 graus de vento. Bate, inclina, molha .... Mas o barco é muito rápido! Mesmo muito rápido. Com mais de 20 nós de velocidade e apenas 18 nós de vento. Impressionante! E o Groupama 4 é particularmente rápido nestas condições, o que torna o desconforto a bordo mais suportável. Não vamos desconcentrar-nos. Uma vez ao longo do dia vai haver um reagrupamento da frota à medida que se começa a sentir o tão famosos anticiclone dos Açores.

Ao longo das próximas 36 horas, e durante a nossa passagem pela ilha de São Miguel, vamos ter que lidar com algumas condições de ventos muito fracos . É um momento decisivo na regata, já que os primeiros barcos a passar esta zona serão também os primeiros a ter melhores andamentos sob a influência de uma depressão, que nos levará até à Bretanha… Bretanha, mas mais especificamente até Lorient”, explicou Yann Riou

Os veleiros são esperados em Lorient dentro de três dias, se os ventos ajudarem à sua progressão. É nesta cidade francesa que Franck Cammas tem a base de trabalho do seu veleiro Gropuama IV. 
Fonte: AnaLima Comunicação

Sem comentários: