quarta-feira, 6 de junho de 2012

“A nossa chegada a Lisboa foi muito calorosa” - Franck Cammas líder após 7 Etapas



Groupama - Volvo Ocean Race 2011/12

Miami (EUA) – Lisboa (Portugal)


Franck Cammas, skipper do Groupama 4, veleiro que se encontra na liderança da Volvo Ocean Race, mostrou-se esta manhã muito entusiasmado com a escala em Lisboa, com a receção que teve e das ótimas condições que encontrou.
“A nossa chegada a Lisboa foi muito calorosa, chegámos à noite e sentimo-nos muito acarinhados. Foi uma surpresa ver todos os pequenos barcos na água a receberem-nos. Até agora tem sido muito bom. O recinto é bom, bem melhor que o de Miami e estamos muito satisfeitos. Não há nenhum veleiro português, mas esperamos que para o ano isso mude. Portugal tem bons velejadores e reúne todas as condições para ter um barco participante”, afirmou esta manhã em conferência de imprensa na Village Groupama.
O velejador francês, também fez um balanço positivo desta sétima etapa e do que espera alcançar na próxima, que liga Lisboa a Lorient, em França.
“A última etapa foi muito interessante para nós velejadores porque houve muitas mudanças na classificação da regata. Por vezes víamos os veleiros mais rápidos a ficar para trás e os mais lentos a passarem para a frente da frota. Foram realmente muitas as mudanças. Nós começámos muito bem, mas também passámos maus momentos quando estivemos no quinto lugar durante alguns dias, felizmente conseguimos recuperar e conseguimos acabar na segunda posição a pouca distância do vencedor da etapa (5minutos). Conquistamos o primeiro lugar na classificação geral e isso, para já, é ótimo”, declarou o skipper do Groupama 4, acrescentando ainda que “As previsões para a próxima etapa até Lorient são de algum vento no início e a meio da perna vamos perder todo o vento ao passarmos pelos Açores. Penso que vai ser interessante. Claro que espero encontrar boas condições para o Groupama 4 e conseguir chegar em primeiro, gosto de ventos fortes”.

Quando questionado sobre qual a etapa mais difícil até ao momento, Franck Cammas, sorridente e bem-disposto, não hesitou em responder:
“Penso que a etapa mais difícil até agora foi a da Cidade do Cabo. Fomos numa altura do ano em que havia grandes tempestades a Sul e passámos por muito más condições. A etapa entre Itajaí e Miami foi negativa para o nosso espírito porque começámos muito atrás da frota, ficámos desanimados e vimo-nos obrigados a desistir da luta pelo primeiro lugar da perna, não estávamos na nossa melhor forma. Esta última etapa, entre Miami e Lisboa foi bastante interessante, muitas mudanças de condições, a regata e a posição dos veleiros oscilaram muito e isso tornou a perna muito desafiante e divertida.”
A acompanhar Franck Cammas, esteve João Quintanilha, CEO da Groupama Seguros Portugal, que fez questão de congratular pessoalmente o velejador francês.
“A Volvo Ocean Race uma competição de grande nível mundial e para a Groupama é uma grande honra ter o Franck Cammas como representante. O Groupama 4 tem tido uma performance fantástica ao longo da competição. O Franck Cammas é um velejador extraordinário e tem feito um excelente trabalho e aproveito para o felicitar pelo primeiro lugar na classificação geral”, declarou.
No final da Conferência da Imprensa, Ângelo Felgueiras esteve presente com um grupo de jovens do ATL de Rugby da Galiza que fizeram perguntas animadas a Franck Cammas, que respondeu com uma grande simpatia e animação a questões como por exemplo: “Como é que lavam os dentes e dormem?”.
Depois seguiu-se uma visita guiada aos jovens à área técnica da equipa, ao veleiro e um Atelier de Nós marítimos.

Esta tarde a tripulação do Groupama 4 saiu com o veleiro para testar o barco e pequenas afinações. Amanhã 4ª feira é dia de uma regata de treino a partir das 13h00, bem como na 5ª feira. Sexta-feira o veleiro sai com convidados a bordo – Regata Pro-Am – no sábado é tempo de cumprir a Regata In-Port. Todas as largadas serão dadas, se o vento o permitir por volta das 13h00. Dia 10 de junho pelas 13h00 o veleiro francês larga em direção a Lorient contando com a presença do Presidente da República.
 
Fonte: AnaLima Comunicação

Sem comentários: