segunda-feira, 16 de julho de 2012

Cais de Santa Apolónia preparado para receber os Grandes Veleiros



JCSERV 2012 / JCMYRO
“The Tall Ships Races 2012 Lisboa”

No cais de Santa Apolónia já se respira o ambiente das “The Tall Ships Races 2012 Lisboa”. Os Grandes Veleiros começam a chegar a partir desta segunda-feira e ao longo dos próximos dias para o evento do ano.

O certame abriu esta manhã com uma conferência de imprensa onde marcaram presença os responsáveis da APORVELA e alguns dos mais de 220 jovens lusos que embarcam na aventura da grande regata.


António Lobato, presidente da APORVELA, realçou que as condições do cais – entre o Terreiro do Paço e Santa Apolónia – são melhores do que na edição de 2006 que decorreu em Alcântara. Na conferência de imprensa desta manhã, o responsável explicou que nesse ano houve mais veleiros mas menos condições.


“Tivemos mais veleiros inscritos porque era o 50.º aniversário das regatas. Este ano temos um menor número de embarcações, mas em contrapartida temos muitos mais jovens portugueses inscritos. Inicialmente tínhamos o objetivo de inscrever 150 jovens e conseguimos 220, o que superou tudo o que esperávamos. É a prova que o interesse pela vida marítima está a aumentar a passos largos”.

O presidente da APORVELA, responsável pela organização do embarque destes jovens nas “The Tall Ship Races”, salientou que “os jovens que embarcam neste projeto vieram até à instituição pelo programa dos Jovens e o Mar. São cerca de 16 as nacionalidades presentes nas tripulações, o que torna a experiência ainda mais enriquecedora. Os jovens têm assim uma ótima oportunidade para alargarem os seus horizontes”.

O jovem Duarte Daniel vai embarcar no veleiro de classe A, Alexander Von Humboldt II. “O veleiro é dos mais recentes e é a primeira vez que embarco num veleiro destes. Espero que seja uma viagem muito diferente do que costumo fazer. Estou muito entusiasmado”, explica.

A bordo da única embarcação com capacidade para receber tripulantes portadores de deficiências estará Catarina Mesquita que acha todas as viagens especiais. “A bordo do Lord Nelson vai ser uma experiência única. Poder fazer parte de um veleiro que torna possível a vida a bordo para todos é magnífico. Estou ansiosa para largar de Lisboa”, conta.


Rita Cunha faz parte dos 220 jovens que este ano participa na regata. Vai embarcar na Caravela Vera Cruz onde já noutras ocasiões navegou por isso confessa ter alguma experiência. “A viagem vai ser diferente das outras pela duração e porque vou com outras pessoas que não conheço. Vai ser uma viagem única”, sublinha.

Estas declarações vão de encontro à invocação de António Lobato: “Participar neste evento é essencialmente uma experiência de mar, mas já tivemos um jovem que fez parte de uma regata e decidiu que era mesmo o que queria fazer com a sua vida. O mar não é o bicho-de-sete-cabeças que muitas vezes podemos pensar que é. Depois de embarcar uma primeira vez, é garantido que se vai querer repetir”.

Lisboa vai receber 49 veleiros e mais de três mil tripulantes entre 19 e 22 de julho. Prevê-se que o evento vai ter a visita de cerca de um milhão de visitantes no cais de Santa Apolónia. “Vão ser quatro dias de muita diversão e experiências únicas. A possibilidade de visitar os veleiros é muito importante. Poder tocar nas coisas cria sempre mais proximidade. São oportunidades fantásticas”, diz António Lobato.

Todos os veleiros vão estar acostados no cais até 22 de Julho. No domingo é dada a largada e os veleiros vão desfilar desde a ponte 25 de Abril até à Torre de Belém. A largada para a segunda regata, de Lisboa a Cadiz, é dada já ao largo do Cabo Raso.

Fonte:AnaLima Comunicação

JCSERV 2012 / JCMYRO

O Porto de Lisboa patrocina esta prova que regressa a Lisboa depois do sucesso registado em 2006.

Um dos patrocinadores deste grande evento - Tall Ships Races 2012 Lisboa, é o Porto de Lisboa. Esta entidade associar-se a um dos maiores eventos náuticos, que  vai receber mais de quatro dezenas veleiros na zona ribeirinha entre Santa Apolónia e o Terreiro do Paço a partir de 19 de julho.

Pela sexta vez, o Porto de Lisboa patrocina esta prova que regressa a Lisboa depois do sucesso registado em 2006, quando a capital portuguesa acolheu mais de 80 grandes veleiros e mais de seis mil tripulantes.  

Andreia Ventura - PL
Para a administração do Porto de Lisboa, este é mais um momento assinalável que vai permitir trazer à cidade uma nova dinâmica e aproximar o grande público deste desporto náutico.

Andreia Ventura, administradora do Porto, afirma “é com entusiasmo que aguardamos esta prova, e estamos convictos que este é mais um contributo valioso para a cidade de Lisboa e para reforço do seu posicionamento internacional, na área do turismo e da competição náutica”.
Para a administradora do Porto, esta associação a um evento desta grandeza é também uma “forma de contribuir para o desenvolvimento das modalidades no nosso país, uma área onde temos grande potencial de crescimento”.

Sem comentários: