quarta-feira, 4 de julho de 2012

“The Tall Ships Races 2012 Lisboa”



Altas expectativas no meio da azáfama para que nada falhe

Tudo o que precisa de saber sobre o Grande Evento do ano em Portugal


Lisboa recebe, de 19 a 22 de Julho, a escala da primeira etapa e o arranque da segunda perna da regata “The Tall Ships Races 2012”. O evento conta com a presença de 45 veleiros, durante os quatro dias do evento, que irão colorir as sete colinas de Lisboa.

As “The Tall Ships Races” são Regatas organizadas todos os anos pela Sail Training International, com vista a promover a formação e o treino de mar, assim como a convivência intercultural junto dos jovens de todo o mundo. Em Lisboa, e com o Alto Patrocínio do Presidente da República, o espaço da margem Norte do Tejo, entre a Praça do Comércio e Santa Apolónia, prepara-se para receber cerca de um milhão de visitantes.

Têm sido semanas bastante atarefadas mas estamos todos confiantes. Os Grandes Veleiros são umas estrelas e é espetacular ver ao vivo. Virem até à nossa cidade só tem coisas boas. As expectativas são altas!”, começa por dizer Marta Lobato. “O evento decorre este ano num recinto emblemático, aos pés de Alfama, no Cais de Santa Apolónia. Temos a invasão do público que vem ver os Grandes Veleiros - podem visitar o interior de cada barco - e dos tripulantes que chegam por Lisboa antiga para invadir as ruas de capital portuguesa”, acrescenta a Manager das “The Tall Ships Races 2012 Lisboa”.

O Treino de Mar é uma atividade relacionada com a vela que proporciona uma aprendizagem muito para além das noções básicas. Os participantes são confrontados com vários desafios, tanto físicos como emocionais. É uma atividade que inspira autoconfiança, responsabilidade pessoal e espírito de equipa, para além de promover a integração de qualquer indivíduo independentemente da sua base cultural ou social. Todos os que fazem treino de vela nos Grandes Veleiros normalmente classificam-no como uma experiência única na vida.

A Sail Training Internacional, organizadora das “The Tall Ships Races”, é uma instituição sem fins lucrativos que trabalha com os Grandes Veleiros e com organizações de treino de vela nacionais, de modo a ajudar os jovens que beneficiam do treino de vela. É o líder mundial em organização de regatas, eventos, conferências, seminários, publicações, investigação e outros serviços para a comunidade internacional de treino de vela.

As “The Tall Ships Races 2012”, presented by Szczecin, são o maior evento organizado pela Sail Training International em águas europeias e é o que tem o maior número de participantes nos treinos de vela. Este ano vão estar envolvidos 7.000 jovens tripulantes em cinco portos da Europa:

·        St Malo, França – Quinta-feira, 5 Julho a Domingo, 8 Julho (Regata 1)
·        Lisboa, Portugal – Quinta-feira, 19 Julho a Domingo, 22 Julho (Regata 2)
·        Cadiz, Espanha – Quinta-feira, 26 Julho a Domingo, 29 Julho (Cruise-in-Company)
·        Corunha, Espanha – Sexta-feira, 10 Agosto – Segunda-feira, 13 Agosto (Regata 3)
·        Dublin, Irlanda – Quinta-feira, 23 Agosto – Domingo, 26 Agosto (Fim das regatas)

As “The Tall Ships Races” são planeadas com quatro anos de antecedência com um percurso cuidadosamente escolhido para permitir visitas a várias áreas marítimas na Europa, desde o Báltico até à Península Ibérica. Uma vez escolhido o percurso, a Sail Training International seleciona os portos mais relevantes de cada região e os mesmos são convidados a apresentar propostas para receberem o evento.

Existem muitas razões económicas e sociais para um porto apresentar a sua proposta para ser o escolhido a receber as “The Tall Ships Races”. Tradicionalmente, grandes multidões (desde centenas de milhares a um milhão) visitam o porto durante os quatro dias do evento, trazendo lucro à cidade e ao comércio local. A atenção dada pelos Media, tanto a nível nacional como internacional, contribui muito para a promoção e o envolvimento do público com o evento é também uma mais-valia para o porto.

As regatas estão abertas a qualquer veleiro monocasco de mais de 9,14 metros de comprimento e constituídos por uma tripulação em que metade dos velejadores tenha entre 15 a 25 anos. Também é necessário que o veleiro tenha todos os requisitos de segurança estabelecidos pela Sail Training International.

O número e a variedade dos Grandes Veleiros permitem a que qualquer pessoa possa participar, incluindo pessoas com deficiências físicas ou mentais, desde que tenham mais de 15 anos. Os novos tripulantes podem fazer parte de todos os percursos, ou escolher fazer apenas uma das regatas. Ninguém fica em terra pois a Sail Training International oferece uma bolsa para quem não consegue angariar os fundos necessários para participar no evento. Em Portugal essa missão está entregue ao programa “Jovens e o Mar”.

Quem ainda não tiver planos para as férias pode sempre embarcar num Grande Veleiro. É uma aventura inesquecível”, adianta Marta Lobato que, também ela, já embarcou nesta aventura à procura do desconhecido. “É uma experiência nova e pode definir-se como uma mistura de um InterRail com um campo de férias com Mar”, diz a Manager.

No site oficial da organização internacional – www.thetallshipsraces.com – pode ser acompanhado o percurso dos Grandes Veleiros no sistema de tracking em tempo real, tal como se podem ver os resultados.

Depois do regresso este ano a Lisboa e ao Atlântico, em 2013 as “The Tall Ships Races” mudam-se para o Báltico. Aarhus (Dinamarca), Helsínquia (Finlândia), Riga (Letónia) e Szczecin (Polónia) são os portos a visitar pelas dezenas de Grandes Veleiros em competição.
 
Fonte: AnaLima Comunicação

Sem comentários: