quarta-feira, 18 de julho de 2012

Jovens Lusos a bordo do “Bark Europa”


JCSERV 2012 / JCMYRO
Faltam dois dias para o arranque da grande festa dos “The Tall Ships Races Lisboa 2012”. Ao cais de Santa Apolónia já ancoraram vários veleiros, entre eles o português Santa Maria Manuela. De Saint-Malo largaram 43 embarcações que neste momento já se encontram em mares portugueses a realizar exercícios e várias ações e tarefas com os jovens velejadores.

Entre eles encontra-se o Bark Europa, veleiro centenário holandês da classe A, que neste momento encontra-se ao largo da Baía de Cascais. Apesar de não ser um dos maiores veleiros da frota é um dos mais apreciados pela sua aparência secular. Na primeira etapa da regata, o Europa embarcou 43 jovens de diferentes de oito nacionalidades europeias, entre eles contam-se vários portugueses.

Mariana e Francisca, duas jovens a navegar no veleiro holandês, contam que esta aventura é uma oportunidade para abrir os horizontes marítimos e culturais. Madalena, que não quis perder a experiência que as “Tall Ships” proporcionam, relata “Tive a oportunidade fantástica de participar neste intercâmbio e foram uns dias ótimos. O treino de mar, a vida a bordo, o conhecer pessoas de diferentes nacionalidades, estar no meio do oceano a ver as estrelas, o nascer e o pôr-do-sol foram uma experiência que sem dúvida, quero repetir!”

É de comum acordo que todos querem voltar a ter esta experiência. “Sem nunca ter velejado num tall ship, com pouca ou nenhuma experiência em qualquer tipo de navegação, surpreendeu-me a facilidade com que me consegui adaptar à vida a bordo do Bark Europa com mais 43 “trainees” (velejadores de primeiras águas) de toda a União Europeia. Foi uma experiência inesquecível.”, conta Luís.

Tomás caracteriza a experiência no navio como um dos melhores momentos já protagonizados na sua vida. “Apesar de ter estado enjoado nos primeiros dias reparei que a entreajuda e a preocupação do grupo para que todos se sentissem bem e divertidos foi enorme”, conta.

O “Europa” pode ser visitado a partir de quinta-feira e a 22 de Julho ruma até Cádis depois de uma enorme parada marítima no Rio Tejo. No decorrer do “Cruise in Company”, o veleiro volta a Lisboa entre os dias 2 e 3 Agosto. No mês de Setembro vai fazer uma viagem de circum-navegação.

Fonte: AnaLima Comunicaçaõ




Sem comentários: