terça-feira, 10 de julho de 2012

Grandes Veleiros com Lisboa à vista



 
Saint-Malo despediu-se, pela décima vez, dos Grandes Veleiros que entre os dias 5 e 8 de Julho estiveram atracados no porto da pequena cidade portuária situada no norte de França. Sendo uma antiga área de atracagem corsária, terra de tradição marítima com navegadores como Jaques Cartier que carimbou o seu nome na história naval francesa ao descobrir os territórios canadianos de Terra Nova e o estado do Quebec; Saint-Malo foi o local escolhido para o início das “The Tall Ships Races” que tem como próximo destino Lisboa.

A largada da primeira perna da regata, marcada para segunda-feira, teve de ser adiada devido a condições meteorológicas menos favoráveis. Assim sendo, a cidade bretã, que nos últimos dias pulsou de “entusiamo e recebeu muitos visitantes”, segundo Marta Lobato, manager das “The Tall Ships 2012 Lisboa”, pode apreciar por mais um dia o espetáculo que aguarda por melhores condições. Os veleiros partem amanhã em direção ao Mar Céltico, rumo à capital portuguesa que conta os minutos para a grande receção.

A Grande Regata conta com a participação de centenas de jovens portugueses que não quiseram perder a oportunidade de embarcar numa aventura como esta. Marta Lobato avançou que “vindos de França chegarão 21 portugueses, distribuídos por diversos veleiros”, que depois juntar-se-ão a mais duzentos jovens que farão jus à intrépida reputação portuguesa nos mares por nós navegados durante séculos.

As “The Tall Ships Races 2012 Lisboa”, que a Associação Portuguesa de Treino de Vela organiza em colaboração com a Sail Training International (STI) e que contam com o Alto Patrocínio do Presidente da República, vão reunir em Lisboa 48 Grandes Veleiros e 3.000 tripulantes de 19 a 22 de Julho.

São esperados mais de um milhão de visitantes portugueses e estrangeiros no cais entre o Terreiro do Paço e Santa Apolónia neste que é um dos eventos mais aclamados a nível mundial, tendo sido considerado, no ano de 2009, o que contou com maior número de visitantes. 
 
Fonte: AnaLima Comunicação

Sem comentários: