quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Apesar da derrota frente ao Brasil - Portugal segue para os “oitavos”

Portugal perdeu esta quarta-feira com o poderoso Brasil, por 3-1, na terceira e última jornada do Grupo C do Mundial, mas garantiu o seu primeiro grande objectivo na prova: qualificou-se para os oitavos-de-final, por ter ficado em vantagem, na diferença entre golos marcados e sofridos, sobre a selecção do Japão, que derrotou a Líbia, por 4-2, no outro jogo do grupo.

Como já se previa, o Brasil, campeão em título, ficou em primeiro lugar com nove pontos, mais cinco que Portugal que, agora, na fase do “mata-mata”, vai medir forças com o Paraguai (ficou em segundo lugar no Grupo A, após ter vencido a anfitriã Tailândia, por 3-2).
Tal como tinha acontecido no jogo anterior com o Japão, a equipa lusa esteve muito bem na primeira parte frente ao Brasil ao ponto de ter obrigado o grande favorito à conquista do Mundial a ir para o intervalo empatado a um golo – Simi inaugurou o marcador para os “canarinhos” aos 11’, mas Cardinal igualou o marcador dois minutos depois.

João Benedito expulso

Na etapa complementar, Portugal optou na fase inicial pela estratégia do contra-ataque, mas uma perda de bola de Paulinho permitiu que Fernardinho recolocasse o Brasil em posição de vencedor aos 28’.

A partir daqui, o Brasil não teve grandes dificuldades para controlar Portugal e a um minuto do fim a história do jogo ficou resolvida com o terceiro golo da equipa sul-americana apontado por Neto, numa altura em que Portugal jogava com guarda-redes avançado na tentativa de chegar ao empate.

De referir ainda que no jogo com o Paraguai, agendado para o próximo domingo (9h00 portuguesas), a formação lusa não vai poder contar com o guardião João Benedito em virtude de o atleta ter sido expulso ante o Brasil aos 33’ (defendeu uma bola com as mãos fora da área).
 
Texto:Vitor Pinto

Sem comentários: